ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Política

Duarte pede fiscalização do Ibama na Chácara dos Poderes

Redação | 08/10/2009 11:00

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) encaminhou hoje indicação ao superintendente estadual do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis), David Lourenço, pedindo fiscalização na região do Parque dos Poderes, principalmente na área do entorno do Parque Estadual do Prosa.

Ontem o Campo Grande News divulgou que desde agosto o Ministério Público Estadual apura responsabilidades na degradação do Córrego Pedregulho, através de 15 inquéritos civis.

Duarte ressaltou no requerimento que a região tem recebido vários empreendimentos potencialmente degradadores do meio ambiente e que é cogitada a construção de uma unidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na região.

"Esses empreendimentos poderão causar grande impacto ambiental, tendo em vista que, num primeiro momento, há o desmatamento da área e a realização de obras de engenharia; num segundo momento, haverá a ocupação dos imóveis por seus novos moradores, usuários, estudantes e trabalhadores, aumentando consideravelmente o fluxo de veículos, a emissão de gases poluentes, a produção de resíduos sólidos e a demanda por serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário", sustentou o parlamentar na indicação.

Ele lembrou que no núcleo do Parque dos Poderes há uma Unidade de Conservação, que é o Parque Estadual do Prosa, criado pela Lei nº 3.550, de 28 de julho de 2008, com o objetivo de preservar o ecossistema do Cerrado. "Portanto, os mencionados empreendimentos estão sendo instalados na Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Prosa, o que fere, em tese, a norma contida no art. 25 da Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza", justifica.

Nos siga no Google Notícias