ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Eduardo Cunha renuncia ao cargo de presidente da Câmara Federal

Deputado alega sofrer vingança e perseguição política

Leonardo Rocha | 07/07/2016 13:13
Eduardo Cunha renunciou a cargo de presidente da Câmara dos Deputados (Foto: Ailton Freitas / O Globo)
Eduardo Cunha renunciou a cargo de presidente da Câmara dos Deputados (Foto: Ailton Freitas / O Globo)

O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) renunciou ao cargo de presidência da Câmara dos Deputados, alegando que sofre de "vingança" e "perseguição política". Ele já estava afastado da função desde maio deste ano, após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

Em um pronunciamento emocionado, na disse que apenas com esta decisão, o legislativo poderá "voltar aos trilhos e acabar com a instabilidade". No final do seu discurso, feito na Sala Verde da Cãmara, não respondeu as perguntas dos repórteres e saiu sob vaias de uma pequena plateia.

Ele disse que sofreu perseguições por conta do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT), que foi aberto por ele, na Câmara Federal, e que suas "posições" a frente do cargo, que o levaram a sofrer uma representação no Conselho de Ética, por quebra de decoro parlamentar.

Voltou a defender inocência ao dizer que foi "espontaneamente" depor na CPI da Petrobras e que não mentiu quando disse não ter conta no exterior. "Vou provar minhas inocência em todos os inquéritos". Disse que a decisão segue um pedido de sua base e companheiros políticos, para que a Câmara Federal possar andar novamente.

O deputado ainda citou que não existe previsão de ser julgado, o recurso contra o seu afastamento. "Sofri perseguição e vingança político. Agradeço ao meu partido, os deputados que me elegeram e a minha família pelo apoio, não tiveram respeito nem com a minha mulher, apenas para me atingir".

Cunha disse que colocou em votação no Congresso os projetos importantes tanto do governo federal, como da sociedade e que "nunca recebeu qualquer vantagem indevida" pelo cargo ou na função de parlamentar. Ainda cita como "conquista", ter aberto o processo de impeachment contra a presidente Dilma (Rousseff), que resultou no seu afastamento no Senado.

"O Brasil se livrou de um governo do PT que gerou 13 milhões de desempregados e total descontrole das contas públicas". Ao encerrar o discurso, diz que espera que o processo de impeachment chegue ao final, e que o atual presidente Michel Temer (PMDB) possa conduzir o País para o desenvolvimento e futuro melhor.

O deputado segue com seu processo de cassação em andamento na Casa de Leis, apesar de ter deixado o cargo de presidente. Ele está sendo acusado de mentir durante CPI da Petrobras, ao dizer que não tinha contas no exterior.

O parlamentar também está sendo investigado por uma série de inquéritos, por participação em cobrança de propina em contratos de empresas ligadas a Petrobras, na Operação Lava Jato. Eduardo Cunha foi eleito presidente no dia 1° de fevereiro de 2015. Já o seu afastamento foi decidido de forma unânime pelo STF, no dia 5° de maio deste ano. Deixa o cargo após 17 meses.

Nos siga no Google Notícias