ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Política

Eleição é tranquila, mas feriadão pode elevar abstenção, diz presidente do TRE

Caroline Maldonado | 26/10/2014 15:16
Desembargador acredita que abstenção prejudica democracia (Foto: Divulgação/TRE)
Desembargador acredita que abstenção prejudica democracia (Foto: Divulgação/TRE)

Por conta do feriadão para servidores públicos muitos eleitores deixam de votar nesse segundo turno, na maior parte dos município do Estado. A abstenção preocupa o presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), João Maria Lós, que a princípio disse que o número de faltosos deveria ser menor no segundo turno em relação ao primeiro.

Neste domingo (26), depois de percorrer as zonas eleitorais, o desembargador disse que o número de eleitores que não comparecem às urnas pode ser significativo. Pouco mais de 360 mil eleitores não foram às urnas no dia 5 de outubro. Conforme o TRE, 79,47% dos eleitores votou e 20,53 não votou no primeiro turno. 

Para João Maria, o não comparecimento de eleitores às urnas diminui a representatividade dos candidatos, comprometendo o resultado das eleições. “Com isso, a democracia fica ameaçada”, diz o presidente do tribunal.

Segundo ele, as eleições correm tranquilamente, apesar da disputa acirrada e somente após a totalização dos votos será possível saber o número de eleitores que não compareceram à votação.

“Isso preocupa, porque nós fizemos campanha incentivando as pessoas a votar, mas com esse feriadão sabemos que haverá abstenção de muitos”, disse o presidente do TRE, que desde cedo está percorrendo os polos de votação.

O eleitor que não entregar o requerimento de justificativa no dia da votação, deve apresentá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, via postal, ao juiz da zona eleitoral onde é inscrito, até 60 dias após cada turno da votação. Quem deixou de votar no primeiro e no segundo turno terá que justificar sua ausência para cada turno separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos para cada um deles.

Nos siga no Google Notícias