ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Eleição na Assomasul pode ter dois candidatos depois de dez anos

Fabiano Arruda | 20/01/2013 10:22
Um dos concorrentes no pleito, prefeito de Anastácio diz que consenso gera comodismo e defende debate. (Foto:  Rodrigo Pazinato)
Um dos concorrentes no pleito, prefeito de Anastácio diz que consenso gera comodismo e defende debate. (Foto: Rodrigo Pazinato)

A disputa pela nova diretoria da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) pode ter duas chapas. A última vez que isso ocorreu foi há dez anos.

Na véspera do prazo para o registro das candidaturas, as articulações entre os concorrentes à presidência, os prefeitos de Costa Rica, Waldeli Rosa (PR), e de Anastácio, Douglas Figueiredo (PSDB), mostram-se insuficientes para o consenso.

Desde o início do mês, a dupla busca reunir o maior número de apoios para formar uma chapa única. O discurso em torno de um único bloco na eleição é unificar os prefeitos e fortalecer o municipalismo.

No entanto, Douglas afirmou neste domingo que não há possibilidade de aderir à chapa de Waldeli. “Ele, por quem temos muito respeito, tem lugar garantido no nosso grupo”, respondeu.

O tucano ainda sinaliza ser favorável à disputa pelo comando da Assomasul. Segundo ele, a chapa de consenso gera comodismo.

“Temos mesmo é que debater e, caso haja disputa, vai ser saudável”, disse, pregando que o pleito “não envolve questões partidárias” porque apoios que ele já aglutinou pertencem as mais diferenciadas legendas como PT, PMDB, DEM, PR e PDT.

Entre as principais ideias apresentadas pelos candidatos está a criação de um setor específico para auxiliar prefeitos na elaboração de projetos.

O edital de convocação para a eleição da Assomasul foi publicado no dia 4 deste mês. A votação ocorrerá das 8h às 17h da próxima terça-feira (22), na sede da entidade, em Campo Grande. A posse da chapa vencedora ocorre no dia 31.

Além da presidência, compõem a diretoria os cargos: 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, Secretário-Geral, 1º Secretário-Geral, 2º Secretário-Geral, Tesoureiro Geral, 1° Tesoureiro, Dir. Relações Públicas, Dir. Assuntos Municipalistas, Diretor de Patrimônio, Diretor de Saúde, Diretor de Cultura, Diretor Esportivo, incluindo três membros do Conselho Fiscal e seus suplentes.

O comando da associação envolve bastante disputa. O chefe da entidade ganha visibilidade política por conta do trânsito entre os principais órgãos governamentais, incluindo os governos estadual e federal, Assembleia Legislativa e o Congresso Nacional.

Nos siga no Google Notícias