ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Política

Eleição para escolha do novo presidente do TCE deve acontecer nesta quarta-feira

Michel Faustino | 27/10/2014 19:00

Esta prevista para acontecer nesta quarta-feira (29), a eleição para escolha do novo presidente do TCE-MS (Tribunal de Contas e Mato Grosso do Sul). Além do presidente, serão escolhidos o vice e o corregedor-geral do TCE, para o biênio 2015-2016.

Existe a possibilidade da eleição ser em chapa única, composta pelo conselheiro Waldir Neves como candidato a presidente, a permanência do atual vice-presidente conselheiro José Ricardo Pereira Cabral no cargo e a escolha do conselheiro Iran Coelho das Neves  para a vaga de corregedor-geral.

A escolha do sucessor do atual presidente, conselheiro Cícero de Souza, chegou a ser adiada. Inicialmente as definições estavam previstas para acontecer antes mesmo das eleições gerais deste ano, no dia 7 de outubro. Porém, ficou definido que a escolha do novo presidente será na quarta-feira.

A eleição acontece três dias antes da aposentadoria compulsória do presidente Cicero de Souza. O ex-deputado completa 70 anos de idade no dia 2 de novembro, o que o obriga a se afastar do Tribunal segundo o regulamento da Casa.

Ao todo, o órgão possui sete conselheiros, mas atualmente apenas seis compõem a corte, uma vez que com a aposentadoria de José Ancelmo dos Santos, que foi candidato a deputado estadual pelo PSB, o novo escolhido, o chefe da Casa Civil do governo do Estado, Osmar Jerônymo, ainda não tomou posse. Um auditor-substituto faz as vezes de conselheiro na vacância do titular.

Com a aposentadoria de Cícero de Souza, quem assume a presidência do TCE até o final de 2014 é o conselheiro José Ricardo Pereira Cabral, atual vice-presidente.

O nome mais cotado para o lugar de Cícero é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB). Como a vaga cabe ao legislativo estadual, Domingos teria a nomeação assegurada.

Cabe ao TCE, realizar fiscalizações e auditorias, por iniciativa própria ou por proposta do Ministério Público, além de examinar e julgar a regularidade das contas dos gestores públicos estaduais e municipais.

Nos siga no Google Notícias