ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Eleições paraguaias seguem de forma tranquila, garante governo

Jéssica Benitez | 21/04/2013 10:10
Em clima de tranquilidade, paraguaios vão às urnas nesta manhã de domingo (Foto: Pablo Porciuncula/AFP
Em clima de tranquilidade, paraguaios vão às urnas nesta manhã de domingo (Foto: Pablo Porciuncula/AFP

Conforme o ministro do Interior (Paraguai), Carmelo Caballero, o domingo de eleição ocorre de forma tranquila em todo o País. "Até agora, o dia da eleição está normal, há apenas incidentes típicos de uma eleição nacional. As primeiras horas foram dadas no âmbito da paz”, disse o ministro paraguaio, ao site ABC Colorado.

Aos eleitores, ele solicitou consciência na hora de votar. "Nós pedimos aos apoiadores para estar ciente de que a responsabilidade por suas ações será pessoal", alertou.

Sobre os tais  “incidentes típicos”, Caballero só citou a prisão de dois bolivianos que circulavam armados, porém, não detalhou o caso. Ele garantiu que ao decorrer da semana serão dados esclarecimento sobre o fato.

Horácio Cartes, do Partido Colorado, e Efraín Alegre, do Partido Liberal, se revezam na liderança das pesquisas eleitorais realizadas até agora, com leve vantagem na boca de urna para Horácio.

Frederico Franco deixa a presidência do Paraguai depois que o companheiro e antecessor, Fernando Lugo, conseguir romper 61 anos dos colorados no poder. No Paraguai não existe segundo turno, ganha quem obtiver a maioria dos votos. 

A votação ocorre dez meses depois do impeachment do presidente Fernando Lugo, acusado de "mau desempenho de suas funções". Foi o primeiro presidente a ser destituído na história do país. Quem assumiu em seu lugar foi o vice-presidente, Federico Franco.

Justificativa – Os paraguaios que estão em Campo Grande têm a opção de justificar o voto na Rua 26 de Agosto, em um edifício que leva o mesmo nome da rua.

Desde as 8h e até as 18h (horário de Brasília), 3,5 milhões de paraguaios irão às urnas. No total, são 07 candidatos. Os resultados preliminares devem ser divulgados três horas depois do fechamento das urnas e a previsão é de que, até o final da noite, o nome do vencedor seja anunciado.

Além de presidente, os paraguaios elegerão 17 governadores, 45 senadores e 80 deputados federais neste domingo.

Nos siga no Google Notícias