ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Eleitor que não votou no 2º turno tem até dia 30 para justificar

Paulo Fernandes | 03/12/2010 22:37

O penúltimo dia do ano (30) é o prazo final para o eleitor que não votou no segundo turno das eleições (31 de outubro) apresentar o Requerimento de Justificativa Eleitoral ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito.

Para quem estava no exterior no dia da eleição e não participou da votação para presidente da República, o prazo é de até 30 dias após o retorno ao Brasil.

O formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral é gratuito. O eleitor precisa ir a um dos cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor ou, ainda, imprimir o documento nos sites do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Na justificativa, o eleitor precisa informar nome completo, data de nascimento, filiação, número do título eleitoral, endereço atual e o motivo da ausência à votação.

Ao formulário, deve ser apensada uma cópia de documento oficial que comprove a identidade.

Quem não apresentar a justificativa dentro do prazo, deverá pagar multa ou será impedido de obter passaporte ou carteira de identidade e de receber salários de função ou emprego público, além de ficar impedido de participar de concorrência pública ou administrativa, de obter alguns tipos de empréstimos e até de ser nomeado em concurso público e a não renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Nos siga no Google Notícias