ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Eleitores de mais cinco cidades de MS votarão em urna biométrica

Edmir Conceição | 10/01/2012 15:18

Além de Fátima do Sul, mais cinco cidades do Estado terão urnas biométricas nas eleições municipais deste ano. O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) aprovou a revisão eleitoral e definiu o calendário de cadastramento biométrico em Sidrolândia, Jateí, Ribas do Rio Pardo e Camapuã. Em Vicentina, onde o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) também aprovou o voto biométrico, ainda não há data para o cadastramento.

Segundo o TRE-MS, a revisão biométrica será realizada no período de 19 de janeiro a 30 de março, começando por Sidrolândia. Em Jateí os eleitores serão cadastrados entre 23 de janeiro a 24 de fevereiro; em Ribas do Rio Pardo, de 25 de janeiro a 30 de março e, em Camapuã, no período de 27 de janeiro a 30 de março.

Todos os eleitores são obrigados a comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral ou ao posto de atendimento eleitoral em suas cidades, levando documento de identidade e comprovante de residência, além de certificado militar para os homens.

Nas eleições de outubro de 2010, em todo país, mais de 1 milhão de pessoas de 60 municípios em 23 estados votaram em urnas eletrônicas que reconhecem o eleitor pela digital. O sistema, que impede que uma pessoa vote no lugar de outra, foi inaugurado nas eleições municipais de 2008 em três municípios: Fatima do Sul (MS), Colorado do Oeste (RO) e São João Batista (SC).

O TSE estima que até 2017 seja possível implantar o reconhecimento do eleitor pela digital em todas as cidades do país. A expectativa da Justiça Eleitoral é que no pleito de 2018 o número de eleitores brasileiros aumente dos atuais 134 milhões para 150 milhões.

Nos siga no Google Notícias