ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Em audiência, deputado convoca população para fiscalizar gastos públicos

Vinícius Squinelo | 09/09/2013 22:32
Marquinhos relatará projeto sobre acesso à informação na CCJ (Foto: Roberto Higa/AL)
Marquinhos relatará projeto sobre acesso à informação na CCJ (Foto: Roberto Higa/AL)

Na audiência pública para debater a Lei de Acesso à Informação, o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), relator do projeto na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), convocou, nesta segunda-feira (9), a população para fiscalizar os gastos públicos. Especialista na divulgação de dados, o palestrante Bruno Schimitt Filho, ponderou que falta divulgar a ferramenta ao cidadão e frisou que o desafio é criar mecanismos para facilitar o acompanhamento da receita e das despesas dos Poderes.

“De nada adianta protestar e eleger os políticos se a gente não acompanhar o trabalho. Na campanha, é natural o discurso suave, com promessas de paraíso, mas é preciso o monitoramento para saber se o que foi pregado foi cumprido. Só assim, as coisas vão começar a mudar no nosso país”, avaliou Marquinhos.

Neste sentido, ele classificou a audiência de hoje como uma oportunidade de ouro a fim de garantir a participação popular nas decisões públicas. “Convidamos a população para ter noção de como poderá acompanhar os gastos e ter certeza do destino dos recursos”, frisou.

Analista de negócios na Governança Brasil, Bruno Schimitt Filho reconhece que a população deixa a desejar na hora de acompanhar os passos da administração pública. Ele, no entanto, acredita que o próprio governo peca neste sentido por divulgar pouco o mecanismo e também pelo fato de a pesquisa ser complexa.

“A gama de informação é muito ampla e faltam ferramentas na internet para facilitar a vida da população”, explicou. O especialista, porém, aposta no avanço da consciência tanto pública quanto do cidadão. “Na Europa, por exemplo, foram necessários cinco anos para o sistema se aperfeiçoar”, comentou.

Polêmicas - Entre os pontos mais polêmicos, Marquinhos elencou a divulgação do nome, salário, função e horário de trabalho de todos os servidores públicos e comissionados. No projeto do Poder Executivo, o governador André Púccinelli (PMDB) propõe revelar apenas a nomenclatura da função para preservar o princípio da segurança familiar e da privacidade.

“A sociedade, por sua vez, quer saber tudo especificado. Ao mesmo tempo, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) defende o direito à privacidade, a segurança familiar. Então, vamos ouvir as entidades e a população para chegar a um denominador comum”, afirmou Marquinhos.

Presente na audiência, o defensor público Cauê Duarte Urdiales, defendeu a privacidade do servidor. “Para garantirmos o controle dos gastos, não precisamos expor o cidadão”, disse. “O que interessa é a informação e a privacidade deve prevalecer”, reforçou.

Das 500 autoridades convidadas para a audiência, compareceram ao debate o presidente da Câmara Municipal de Itaporã, vereador Adriano Martins, o defensor público, o palestrante e Augostin Caval Lopes, oficial consular do Paraguai. “É uma pena que em um momento de grande importância como esse, entidades e autoridades, que muitas vezes reclamam das leis, não compareceram para ajudar essa Casa a atender o clamor da sociedade por mais transparência”, afirmou Marquinhos.

Na semana que vem, o deputado emitirá na CCJ parecer sobre o projeto para, na sequência, ele ser apreciado em plenário pelos 24 deputados estaduais. Depois, a matéria segue para sanção do governador.

Nos siga no Google Notícias