ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Política

Em audiência sobre mudança no Parque dos Poderes, pedido é estrutura

Alan Diógenes | 23/03/2015 17:43
Audiência pública reuniu cerca de 40 ciclistas amadores e profissionais. (Foto: Marcelo Calazans)
Audiência pública reuniu cerca de 40 ciclistas amadores e profissionais. (Foto: Marcelo Calazans)

Durante audiência pública, na tarde desta segunda-feira (23), na Assembleia Legislativa, para discutir o projeto de lei denominado Amigos do Parque, de autoria do deputado estadual Beto Pereira (PDT), ciclistas amadores e profissionais reivindicaram melhor estrutura no Parque dos Poderes para a prática de esportes. Entre elas estão: maior iluminação, mais segurança, reforma em calçadas e instalação de academia ao ar livre.

A representante da Ong “O Parque é Nosso”, Aline Cristina da Silva, disse que a entidade foi criada há um ano com o objetivo de colher informações e reivindicações da população em relação ao Parque dos Poderes, utilizado como local de esporte e lazer pelos campo-grandenses. “As pessoas reclamam das calçadas, bocas de lobo sem tampa, buracos na pista e falta de ponto de ônibus no local. Repassamos tudo isso ao poder publico e quem abraçou nossa causa foi o deputado Beto Pereira”, explicou.

Conforme o parlamentar, uma das propostas do projeto de lei é fazer a interdição durante o final de semana e feriados das pistas do Parque dos Poderes, desde a rotatória da Avenida Mato Grosso até a rotatória da Afonso Pena. “Desta forma, os usuários terão mais espaço para a prática do ciclismo e caminhada. Lembrando que não estão incluídas as vias que contornam os prédios públicos. A interdição será das 7h às 19h com criação da ciclofaixa, semelhante como é feito em outras capitais”, informou.

Outra proposta que ainda dever ser estudada pelo deputado é a interdição das vias no período noturno de segunda a sexta-feira. “A população terá mais tempo para a prática de exercícios por que segundo dados do Organização Mundial de Saúde a maioria das doenças nos seres humanos tem como uma das causas a falta de atividades”, comentou.

O chefe de divisão do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), João Neves Chamorro, apresentou uma proposta para melhorar o conflito entre motoristas e ciclistas nas imediações do Parque dos Poderes. “Temos a proposta da ciclovia, mas a largura das vias por lá não comportam duas faixas e mais a ciclovia, teria que aumentar as pistas, o que elevaria o custo da obra e mexeria no meio ambiente. Nossa ideia e deixar uma faixa para veículos e a outra apenas para a prática de caminhada e ciclismo num trecho do parque que corresponde a 4 mil metros”, destacou.

O diretor executivo da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Helianey Paulo da Silva, que na ocasião estava representando o secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo Migliori, disse que o órgão dará uma resposta quanto as reivindicações dos usuários do parque em 30 dias. “Já conversei com o secretário e já estamos colocando os poréns no papel. O parque é o que mais temos de bonito e precisamos aproveitar esse potencial. Isso é extrema importância para o Governo do Estado”, salientou.

Também estiveram presentes na audiência, o titular da Fundesporte, Marcelo Miranda, a procuradora de Justiça Esther Souza Oliveira, o tenente-coronel da Polícia Militar Edmílson de Oliveira, e Flávio Brito representando o chefe da Casa Civil, Sérgio de Paula.

Nos siga no Google Notícias