ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Em debate, Professor Monge cobra Reinaldo Azambuja sobre lei do rateio

Helio de Freitas, de Dourados | 25/09/2014 20:17
Cinco candidatos a governador participam de debate no auditório da UFGD, em Dourados (Foto: Helio de Freitas)
Cinco candidatos a governador participam de debate no auditório da UFGD, em Dourados (Foto: Helio de Freitas)

O primeiro bloco de perguntas entre os candidatos ao governo de Mato Grosso do Sul no debate que acontece na noite desta quinta-feira em Dourados começou com Professor Monge (PSTU) cobrando de Reinaldo Azambuja (PSDB) uma resposta sobre sua posição na Câmara dos Deputados em relação à DRU (Desvinculação de Receita da União). Monge disse acusou o PSDB de não ter feito nada para cobrar dos governos federal e estadual a aplicação de mais recursos na saúde.

Azambuja disse que votou a favor da aplicação de 10% dos recursos da União em saúde e afirmou ter lutado na Câmara para garantir 25% dos recursos do pré-sal para a saúde. “O maior problema é que os governos federal e estadual transferiram responsabilidade para os municípios. O governo de MS deveria investir 12% em saúde, mas investe 8,2% enquanto os municípios gastam até 30% de seu orçamento”.

O tucano criticou a falta de recursos para o atendimento de 800 mil pessoas que moram em 33 municípios da região de Dourados. Segundo ele, Campo Grande recebe R$ 40 milhões por mês para atendimento de saúde pública, enquanto Dourados recebe R$ 1 milhão.

Em outro trecho do primeiro bloco de perguntas, Azambuja acusou o governo federal de abandonar a segurança pública de Mato Grosso do Sul e de deixar as fronteiras com o Paraguai e a Bolívia “escancaradas” para o tráfico.

Ainda sobre segurança, o candidato Evander Vendramini (PP) afirmou que os governos federal e estadual não fazem a sua parte na questão da segurança pública.

Nos siga no Google Notícias