ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Em depoimento, Bumlai diz que não participou de esquema de corrupção

Flávio Paes | 30/11/2015 22:08

No depoimento que prestou à Polícia Federal nesta segunda-feira, o pecuarista José Carlos Bumlai negou qualquer participação no esquema de desvios de dinheiro da Petrobras, descoberto pela Operação Lava Jato. Ele está preso dede desde o dia 24 de novembro, quando foi deflagrada a 21ª fase dos trabalhos.

Bumlai é suspeito de ter usado um empréstimo bancário no Banco Schain, em 2004, para ajudar o Partido dos Trabalhadores (PT) a pagar uma dívida de campanha do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Segundo Salim Schain, um dos donos do banco, cujo grupo a que pertence também atua na área de energia, o pecuarista pegou R$ 12 milhões e nunca pagou.

Além de Schain, outros dois delatores contaram a mesma história aos procuradores que investigam os casos de desvios na Petrobras. Segundo o banqueiro, o então tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, ligou para o banco e ajudou o grupo a fechar o aluguel de um navio-sonda para a Petrobras, o Vitória 10.000. O contrato rendeu mais de R$ 1,6 bilhão ao grupo que controla o banco.

O ex-gerente da Petrobras Eduardo Musa e o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, haviam contado parte dessas informações. Segundo Baiano, José Carlos Bumlai usou o nome do ex-presidente Lula e do então presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli para dar credibilidade ao negócio. O pecuarista é conhecido pela amizade que mantém com Lula.

Segundo a advogada Daniela Meggiolaro, que representa Bumlai, o cliente respondeu a poucas perguntas dos policiais. "Ele prestou um depoimento bem curto, restrito às acusações que conta, que fundamentaram o decreto prisional. Então, é realmente muito preliminar, eu acredito que outros depoimentos virão com o tempo", disse.

No termo de declarações, disponível na página da Justiça Federal, consta que Bumlai informou não saber o motivo de nunca ter sido cobrado pelo Banco Schain pelo empréstimo. Ele disse que pediu o dinheiro para usar como entrada para a compra de uma propriedade rural. Também negou conhecer Salim Schain e que tenha pedido o empréstimo para repassar ao PT.

Reconheceu, no entanto, que conhece Fernando Baiano. Disse que procurou o lobista para tentar negociar a quitação da dívida junto ao Banco Schain, usando a transferência de uma fazenda para a entidade, como forma de pagamento. Bumlai afirmou que nunca tratou com Baiano sobre negócios envolvendo a Petrobras.

Quanto á amizade com Lula, Bumlai reconheceu que tem proximidade com o ex-presidente, por ter feito projetos de reforma agrária para o governo eleito em 2002. Contudo, negou que Lula tenha visitado qualquer uma das fazendas dele ou mesmo os apartamentos

Nos siga no Google Notícias