ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Política

Em Dourados, presidente do TRE mostra preocupação com índice de abstenção

Fabiano Arruda e Helio de Freitas, de Dourados | 06/02/2011 10:02

Desembargador pede que douradenses votem normalmente no pleito atípico

O presidente do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), desembargador Josué de Oliveira, está em Dourados e, após percorrer algumas seções eleitorais, demonstrou preocupação com o índice de abstenção na eleição extemporânea.

O desembargador deu entrevistas a rádios de Dourados nesta manhã e apelou aos douradenses para que compareçam para votar.

O presidente do TRE afirmou que, apesar de se tratar de um pleito extemporâneo, a população deve encarar como uma eleição normal em Dourados e que o voto é obrigatório.

O novo prefeito da segunda maior cidade do Estado deve ser conhecido em até 1h30 após o encerramento das votações, segundo expectativa do Tribunal.

Aberta desde as 8 horas, os primeiros momentos da eleição transcorrem de forma tranquila. Até agora, a Justiça Eleitoral não detectou infrações.

O ex-prefeito de Dourados, Ari Artuzi, deve votar às 10h30. O virtual novo chefe do executivo municipal, segundo as pesquisas de intenção de voto, Murilo Zauith (DEM) deve comparecer à secção eleitoral por volta das 11 horas, juntamente com a prefeita interina, Délia Razuk.

A votação na segunda maior cidade do Estado segue até as 17 horas. Mais de 139 mil douradenses estão aptos a votar. O pleito conta com 384 urnas eletrônicas.

Os eleitores votam apenas para prefeito e terão quatro opções: Murilo Zauith (DEM), Geraldo Sales (PSDC), José de Araújo (PSOL) e Genival Valeretto (PMN).

Eleição atípica - Como gancho dos escândalos recentes que abalaram o município, os candidatos adotaram uma linha comum de discurso: pregaram transparência à frente da nova administração.

Dourados terá eleição extemporânea por decisão da Justiça Eleitoral, após as renúncias do então prefeito Ari Artuzi e do vice Carlinhos Cantor.

Eles são acusados de envolvimento em um esquema milionário de fraude em licitações e pagamentos de propinas.

Artuzi e Cantor foram presos em setembro do ano passado pela Polícia Federal. A operação Uragano revelou esquema de corrupção envolvendo prefeitura, vereadores e empresários.

Nos siga no Google Notícias