ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Política

Em menos de uma semana, campanha rende 62 denúncias à Justiça Eleitoral

Maior parte das acusações é sobre possível uso irregular das redes sociais e do WhatsApp

Anahi Zurutuza | 21/08/2016 21:49
WhatsApp pode ser usado, mas com cautela (Foto: Fernando Antunes)
WhatsApp pode ser usado, mas com cautela (Foto: Fernando Antunes)

Por meio do sistema de Webdenúncia das Eleições 2016, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) já recebeu 62 denúncias de supostas irregularidades nas campanhas para as vagas nas 79 prefeituras e câmaras municipais do Estado. As propagandas por meio das redes sociais e por aplicativos de mensagens instantâneas são as que renderam mais acusações até agora, 19 no total.

Em entrevista nesta semana, o juiz da 36ª Zona Eleitoral, David de Oliveira Gomes Filho, que é o primeiro a analisar as acusações, confirmou que a maior parte delas aponta erros na propaganda feita no mundo virtual e até agora, o Facebook é o principal “vilão”. “Determinei que fossem retiradas do ar duas propagandas patrocinadas feitas no Facebook”, revelou David de Oliveira, sobre as acusações que havia julgado na quinta-feira (18).

O artigo 57-C da Lei das Eleições diz que “na internet, é vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga”.

Recaem sobre os candidatos de Campo Grande, 21 denúncias, conforme o sistema on-line de estatísticas do TRE. Em segundo lugar, está Ladário – a 419 km da Capital – com cinco possíveis irregularidades a serem apuradas.

Nos siga no Google Notícias