ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Em MS, 27.966 eleitores faltosos podem ter títulos cancelados

Aline dos Santos | 23/02/2013 15:05
Eleitores que não compareceram às urnas precisam regularizar situação. (Foto: Paula Vitorino)
Eleitores que não compareceram às urnas precisam regularizar situação. (Foto: Paula Vitorino)

Em Mato Grosso do Sul, 27.966 eleitores podem ter o título cancelado porque não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições. Do total, 10.372 são de Campo Grande. Para regularizar a situação, eles devem comparecer ao cartório eleitoral no período de 25 de fevereiro a 25 de abril.

É preciso levar documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, justificativa eleitoral e recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa. O eleitor que não votou e não justificou sua ausência pagará multa de R$ 3,50 por cada eleição em que deixou de votar. Para efeito de cancelamento, cada turno é contado como uma eleição.

A relação das inscrições passíveis de cancelamento ficará disponível nos cartórios eleitorais para consulta pelos interessados. O eleitor também pode verificar sua situação no http://www.tse.jus.br/eleitor/situacao-eleitoral/consulta-por-nome

Em Campo Grande, a regularização do título pode ser feita nos Práticos, localizados perto dos terminais de ônibus Guaicurus (avenida Gury Marques), General Osório (rua Santo Ângelo, 51) e Aero Rancho (avenida Marechal Deodoro). O atendimento vai das 8h às 14h.

Quem não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Nos siga no Google Notícias