ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Em resposta às manifestações, Dilma lança pacote de ações anticorrupção

Ricardo Campos Jr. | 18/03/2015 13:40

Pacote de medidas apresentado nesta quarta-feira (18) pela presidente Dilma Rousseff (PT) confere mais rigor e aumenta as punições para atos de corrupção no País. Em uma solenidade simbólica, ela entregou ao Congresso Nacional documento com os sete pontos principais, sugerindo elaboração e aprovação de projetos de lei e mudanças constitucionais para que elas sejam implementadas e permitam ao país atuar “contra diferentes frentes” do crime.

Recursos ilícitos - Segundo informações do Governo Federal, uma das ações tipifica o crime de caixa dois, que ocorre quando recursos financeiros não são contabilizados e declarados aos órgãos de fiscalização competente. Quem for condenado pelo delito, conforme a proposta, ficaria preso de três a seis anos.

Conforme o documento, as normas são voltadas principalmente às tentativas de fraude na fiscalização eleitoral, como por exemplo ao incluir elementos falsos ou omitir as informações na prestação de contas para esconder a origem, destino ou aplicação de bens.

Punições também serão aplicadas aos doadores (sejam eles pessoas físicas ou jurídicas) de valores não declarados e aos partidos políticos. Ainda de acordo com o Governo Federal, está prevista no pacote multa de cinco a dez vezes sobre a quantia repassada.

Antecedentes - O pacote sugere ainda a elaboração de legislação para tornar obrigatória a exigência de ficha limpa para todos os servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário.

Rendas e bens - Também consta na proposta do Governo Federal, conforme o Governo Federal, pedido para aprovação do Projeto de Lei 5.586 de 2005, que tipifica o crime de enriquecimento ilícito. Dessa forma, quem tiver, adquirir ou fazer uso de bens incompatíveis coma renda ou evolução patrimonial poderá ficar de três a oito anos preso.

Urgência – Dilma também pede que seja aprovado projeto que estabelece alienação antecipada de bens apreendidos após atos de corrupção evitando o uso por agentes públicos e tornando possível que os itens sejam leiloados.

Essa medida valerá para itens sob os quais haja provas ou indícios suficientes de que tenham sido obtidos ilegalmente.

Confisco – O pacote sugere PEC (Proposta de Emenda Constitucional) viabilizando o seqüestro de bens oriundos de atividades criminosas, improbidade e enriquecimento ilícito. As normas deverão conter os procedimentos para a alienação dos itens e prevê a extinção de posse e propriedades.

Lei anticorrupção - O Governo Federal pede, entre outras coisas, que seja regulamentado decreto incentivando programas de integridade para empresas privada, criando códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes para que se possa descobrir desvios e irregularidades contra a administração pública. Também estabelece rito de PAR (Processo Administrativo de Responsabilização) com processo único para violações da lei.
São sugeridas como sanções a multa, publicação da decisão administrativa e proibição de contratação pelo poder público.

Conjunto - Por meio de um acordo de cooperação, Dilma também pede a criação de um grupo de trabalho sob coordenação do Ministério da Justiça e com a participação de integrantes do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), CGU (Controladoria Geral da União), AGU (Advocacia Geral da União) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

O objetivo é avaliar propostas para agilizar processos judiciais, procedimentos administrativos e demais procedimentos apuratórios relacionados à prática de crimes contra o patrimônio público.

Nos siga no Google Notícias