ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

André participa de posse do Codesul e defende retomada da construção da ferrovia Norte-Sul

Francisco Júnior | 04/04/2012 18:31

André defendeu a união dos governadores para que o governo federal libere mais recursos para os Estados

André defendeu a união dos governadores para que o governo federal libere mais recursos para os Estados. (Foto:Rachid Waqued)
André defendeu a união dos governadores para que o governo federal libere mais recursos para os Estados. (Foto:Rachid Waqued)

Em reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), o governo de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), defendeu a união dos governadores pertencentes ao conselho para que o governo federal libere mais recursos para os Estados.

O encontro teve a presença dos demais governadores Beto Richa, do Paraná; Tarso Genro, do Rio Grande do Sul; e João Raimundo Colombo, de Santa Catarina, além de Renato Mello Vianna, presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), instituição de fomento que faz parte do Codesul.

Segundo o governador André Puccinelli as ações iniciadas no âmbito do Codesul junto ao governo federal, com referência aos temas pendentes da área de infraestrutura dos Estados, incluindo a retomada do processo de viabilização do trecho da ferrovia Norte-Sul e a implantação dos projetos regionais de ferrovias dos quatro Estados já estão em fase avançada.

“Desde 2008, quando a presidente Dilma ainda era ministra, já estava cogitada a inclusão do trecho da ferrovia Norte-Sul, com a integração do Mato Grosso do Sul, via Estrada de Ferro Paraná Oeste [Ferroeste], saindo de Maracaju, passando por Dourados, indo a Cascavel e ainda termos a possibilidade de adentrar no Porto Paranaguá”, explica Puccinelli.

O governador ressalta que alguns problemas com a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) fizeram com que o processo fosse atrasado. De acordo com Puccinelli na semana passada os secretários de Infraestrutura e de Planejamento estiveram com técnicos do Paraná no Ministério do Planejamento, para juntos, coadjuvados com o Ministério dos Transportes reinserir e realocar recursos financeiros para que houvesse a possibilidade de execução do trecho. “Foi determinada à elaboração e publicação de um edital de licitação para os estudos do trajeto que, por fim, entendem os técnicos governamentais federais, de que as falas dos governadores são consistentes e provavelmente o traçado identificará aquilo que nós estamos dizendo há quatro anos”, completou André.

Nos siga no Google Notícias