ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Política

Em São Gabriel do Oeste, professores do magistério terão reajuste de 7,64%

Alberto Dias | 23/02/2017 16:49
Vereadores de São Gabriel, em sessão extraordinária para votar reajuste para professores. (Foto: Divulgação/Assessoria)
Vereadores de São Gabriel, em sessão extraordinária para votar reajuste para professores. (Foto: Divulgação/Assessoria)

Vereadores de São Gabriel do Oeste aprovaram reajuste de 7,64% no salário dos professores do magistério que lecionam na rede municipal de ensino. Com a medida, o menor vencimento - para a educação básica - passa de R$ 2.135,64 para R$ 2.298,80, a ser contemplado já na folha de fevereiro, conforme a assessoria da Casa de Leis da cidade, situada a 140 quilômetros ao norte da Capital.

O projeto de lei, de autoria do Executivo, entrou na casa na última sexta-feira (17), em regime de urgência, sendo aprovado por unanimidade em sessão extraordinária nesta quinta-feira (23), "para garantir reajuste já na próxima folha", apontou o presidente, vereador Valdecir Malacarne (PPS), ao ressaltar a agilidade do parecer favorável das Comissões Permanentes.

Ao lado de professores, o prefeito da cidade, Jeferson Tomazoni (PMDB), acompanhou a sessão, acompanhado também da secretária de educação, Kalícia de Brito. Conforme o projeto, a lei complementar entra em vigor na data da publicação, com efeito retroativo a partir de 1º de janeiro de 2017.

Piso salarial - Com reajuste anual, o piso da categoria segue as diretrizes da Lei 11.738/2008, a chamada Lei do Piso, que define o mínimo a ser pago a profissionais em início de carreira, com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais. No ano passado, o reajuste foi de 11,36%.

A lei federal vincula o aumento à variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Pela lei, os demais níveis da carreira não recebem necessariamente o mesmo aumento, o que é negociado em cada unidade federativa.

Nos siga no Google Notícias