ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Em última sessão do semestre, Mario apresenta balanço de trabalho Legislativo

Jéssica Benitez | 17/07/2013 12:59

Na manhã desta quarta-feira ocorreu a última sessão ordinária do primeiro semestre na Câmara Municipal de Campo Grande. O balanço de ações feitas pelo Legislativo nos primeiros seis meses de 2013 foi divulgado pelo presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar (PMDB), que conduz o parlamento pela primeira vez. Para ele, os vereadores entenderam o recado dado nas urnas na eleição de 2012 e, por isso, houve mudança comportamental.

Ao todo foram apresentados 122 projetos de Lei, sendo que 18 estão aprovados, 79 em tramitação e 25 arquivados. Neste período 33 audiências públicas foram realizadas, além de 33 representantes de a sociedade civil organizada terem ocupado a tribuna para externar reivindicações. Duas CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) foram instauradas na Casa (Calote e Saúde) totalizando, juntas, 17 oitivas e reuniões.

Para Mario, a celeridade no trabalho e grande demanda de atendimento está relacionada à exigência popular que se ressaltou este ano. “A população não quer mais vereador eleitoreiro que só vai aos bairros em época de eleição e nós entendemos isso já na eleição passada”, explicou o presidente que no segundo semestre dará continuidade ao trabalho de interação com a sociedade.

Neste semestre 6 projetos de Lei do Executivo foram aprovados pelos vereadores e outro está em tramitação. Seis vetos do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), foram derrubados. A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) obteve 115 emendas com 74 aprovadas. “Para fazer tudo isso cada vereador teve que estudar muito porque o parlamentar tem que ser multidisciplinar para elaborar a LDO, fazer considerações em audiências e contrapor também”, avaliou o peemedebista.

Base – Para o líder do prefeito na Câmara, vereador Marcos Alex (PT), o primeiro semestre foi de aprendizado. “Aprendemos a conviver com as críticas, sabemos que todos os problemas não podem ser resolvidos em apenas seis meses. O primeiro momento foi muito azedo, tenso”, disse.

Esperançoso, o petista acredita que o relacionamento entre Executivo e Legislativo irá melhorar. “O prefeito virá mais vezes aqui”, garantiu. Alex também aposta suas fichas no aumento de vereadores à base aliada de Bernal. Durante o recesso, o progressista estreitará laços com os partidos PTB, PSL, PDT e PSB. “Vamos bater em cima disso: aumentar os aliados”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias