ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Política

Em viagem ao Líbano, Marun desfalca defesa de Cunha na Câmara

Leonardo Rocha | 05/05/2016 12:32
Marun está no Líbano, no dia em que houve o afastamento de Eduardo Cunha (Foto: Agência Brasil)
Marun está no Líbano, no dia em que houve o afastamento de Eduardo Cunha (Foto: Agência Brasil)

O deputado Carlos Marun (PMDB), um dos principais aliados do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não está em Brasília para apoiar ou defendê-lo, nesta quinta-feira (05), após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) pelo seu afastamento. Ele cumpre agenda oficial no Líbano, e só volta ao pais na próxima segunda-feira (09).

De acordo com sua assessoria, Marun embarcou rumo ao Líbano na última sexta-feira (30), rumo a uma série de eventos no país do Oriente Médio, em missão oficial representando a Câmara dos Deputados. Ele vai participar de eventos, reuniões e encontros com autoridades do país, tendo retorno previsto apenas para semana que vem.

Por enquanto ele está incomunicável e ainda não se manifestou sobre a decisão do ministro do STF, Teori Zavascki, que determinou a suspensão do mandato de Cunha, assim como seu cargo de presidente da Câmara dos Deputados. Ainda não há informação se Marun vai "encurtar" a viagem, em função deste novo cenário político.

O deputado de Mato Grosso do Sul, em seu primeiro mandato na Câmara Federal, se notabilizou como um dos principais aliados de Cunha, principalmente no processo que pede a cassação do peemedebista no Conselho de Ética, por quebra de decoro parlamentar. Marun já entrou com ofícios e ações em favor do colega de partido, contra decisões tanto do relator, como do presidente do conselho.

A sessão da Câmara dos Deputados desta quinta-feira (05), deve ter este tema como principal nos debates, mas o grupo de apoio de Cunha estará desfalcado de um aliado, já que Marun não terá como fazer desta parte desta defesa.

Entre as justificativas para o afastamento de Cunha, está a utilização do cargo para interferir nas investigações da operação Lava Jato, que, por sua vez, apura casos de corrupção na Petrobras. Esta decisão é em caráter liminar, cabendo recurso no plenário da própria Corte do Supremo Tribunal Federal.

Nos siga no Google Notícias