ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Política

Empresa de MS desiste de obras em Cuiabá por dinheiro

Redação | 12/08/2009 09:10

A Operação Pacenas, deflagrada pela Polícia Federal em Mato Grosso, já respinga em Mato Grosso do Sul. Uma empresa de Campo Grande desistiu de participar da licitação do PAC-Cuiabá por vantagem financeira. A informação é da Polícia Federal, que não revela o nome da empresa para não atrapalhar as investigações.

O esquema funcionava da seguinte maneira: empresários de Mato Grosso ofereciam vantagens financeiras para que os concorrentes desistissem da licitação. As vantagens eram apresentadas de duas formas: em dinheiro, mediante promessa de pagamentos, ou cessão de parte das obras vencidas pelas empresas integrantes do sistema.

Após negociação com empresários de MT, a empresa campo-grandense abandonou o processo licitatório sem sequer apresentar proposta.

Segundo a Polícia Federal, vários servidores públicos de Mato Grosso contribuíram diretamente com o esquema que definia quais empresas sairiam vencedoras do procedimento licitatório.

Em trecho da denúncia, a relação é evidenciada. "A gravidade dos fatos está justamente na retratação de que esse 'acordo de cavalheiros', de 'loteamento' da atuação das empresas em licitações, fere seu princípio básico de isonomia e busca pela melhor proposta em benefício do interesse público. As transcrições das conversas telefônicas revelam a regularidade do expediente ilícito em questão, constituindo-se em fato comum que se reitera incontáveis vezes. Tudo isso agravado pela participação efetiva de representantes do Poder Público".

O valor contratado através do esquema de fraude em licitações é de R$ 219,549 milhões, com montante já pago de R$ 7,6 milhões.

O esquema de fraude em licitações foi revelado por escutas telefônicas autorizadas pela Justiça. Com base nessas provas, o juiz federal Julier Sebastião da Silva decretou, na segunda-feira, a prisão preventiva de 11 pessoas - entre elas, o procurador-geral da Prefeitura de Cuiabá, José Antonio Rosa, empreiteiros e servidores públicos de Cuiabá e Várzea Grande.

Ainda conforme a PF, as negociações indicam que o mesmo esquema foi dirigido para a licitação do PAC-Várzea Grande. Os envolvidos responderão pelos crimes de fraude à licitação, advocacia administrativa e formação de quadrilha. As penas variam de detenção de três meses até a reclusão de três anos, além de multa.

Foram cumpridos 11 mandados de prisão e 31 de busca e apreensão em Mato Grosso, São Paulo, Goiás e no Distrito Federal.

Também foram presos os empresários Carlos Avalone Junior (vice-presidente da Federação das Indústrias de MT e suplente de deputado estadual pelo PSDB), Marcelo Avalone, Anildo Lima Barros (ex-prefeito de Cuiabá) e Jorge Pires de Miranda, um dos maiores empreiteiros de Mato Grosso.

Em uma das ligações, entre Carlos Avalone e Marcelo Avalone, os empresários falam sobrea tentariva de "acerto" com os sul-mato-grossenses.

C- Quem me ligou foi o Jorge, voltando com aquela conversa querendo que aquele nosso amigo ligue para Campo Grande, desesperado aqui tal, ah como eu vou fazer daqui, ah fala com o Marcelo e ele procura ele em seu nome....

M - não conversei com ele depois que conversaram com o cara ...pelo jeito a conversa foi ruim....

C - não a conversa foi o cara que quer aceitar sair de tudo mas quer ficar com a titulatidade do 1, mas ficando com um pedaço. Mas o sócio dele tá chegando aí..... eles conseguiram trazer aí, amanha...... Então a conversa ele quer que passe por aí... eu tenho como fazer isso daí... nem se eu tivesse aí... eu sei que não faria....

M

Nos siga no Google Notícias