ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Empresário e ensino médio completo é o perfil de quem se candidatou em MS

Maioria dos candidatos tem acima de 45 anos

Paula Maciulevicius | 06/10/2012 19:41
Eleitores escolhem neste domingo, prefeitos e vereadores que se declararam empresários ou comerciantes e têm mais de 45 anos. (Foto: Arquivo)
Eleitores escolhem neste domingo, prefeitos e vereadores que se declararam empresários ou comerciantes e têm mais de 45 anos. (Foto: Arquivo)

Em todo Mato Grosso do Sul são 209 candidatos a prefeito e mais de 6,6 mil que disputam neste domingo, cadeiras nas Câmaras Municipais. Na disputa à prefeitura, eles se mostram mais experientes, 57% deles têm entre 45 e 59 anos. A idade que predomina no perfil de quem se candidatou ao cargo de vereador é a mesma, 40% deles têm entre 45 e 59 anos.

Quando o assunto é qualificação, pelo menos no currículo de graduação, 62,3% dos candidatos a prefeitos têm ensino superior completo. Já os vereadores se limitaram, em todo Mato Grosso do Sul, dos 6,6 mil candidatos, 1,9 mil deles estudaram até o 3° ano do Ensino Médio.

Ao declarar a profissão ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dos 209 candidatos ao cargo de prefeito, 24 deles já são prefeitos nos municípios de: Anastácio, Anaurilândia, Antônio João, Aquidauana, Bandeirantes, Bodoquena, Camapuã, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Jardim Jateí, Ladário, Maracaju, Mundo Novo, Paranaíba, Pedro Gomes e Três Lagoas.

Na Capital, o perfil dos candidatos aos cargos do poder executivo tem entre 45 e 59 anos. Cinco, dos sete candidatos à prefeitura de Campo Grande tem ensino superior completo e dos vereadores, 171 também concluíram o nível superior.

Pelas declarações de cargos e profissão, os principais candidatos a vereador na Capital são empresários, comerciantes, servidores públicos estaduais, professores, vereadores, advogados, e aposentados.

Dentre os 6,6 mil candidatos a uma cadeira na Câmara Municipal, os 21 que hoje ocupam, todos são candidatos.

E nas estatísticas, os números que sobressaem são os candidatos a vereador da Colônia Japonesa. São 10 que disputam o cargo no poder executivo. Há também a base evangélica que nestas eleições coloca sete candidatos pastores.

Os partidos com a maioria dos candidatos são do PTN, com 44 vereadores, seguido do PTB, com 39 e PSDB com 38. O PMDB, partido do governador André Puccinelli tem 31 e o PV, 32 candidatos.

Nos siga no Google Notícias