ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Empresários investigados apoiaram candidatos em Dourados

Redação | 20/07/2009 10:05

O esquema montado por para fraudar licitações com ajuda de servidores públicos "colaborou" com candidatos nas eleições de 2008 e arrumou emprego para apadrinhados políticos de vereadores e até de funcionários da prefeitura.

As denúncias estão no relatório sobre a Operação Brothers, desencadeada pela Polícia Federal durante as investigações da Operação Owari, que desmantelou a organização chefiada pelo empresário Sizuo Uemura.

No dia 8 de janeiro deste ano a Polícia Federal interceptou uma ligação em que os empresarios falam que precisam  arrumar emprego para as pessoas incluídas em uma lista passada pela vereadora Délia Razuk (PMDB). Ele manda o irmão contratar os indicados, mas avisa que só é para mantê-los se eles trabalharem.

Délia Razuk pertencia à base aliada do prefeito Ari Artuzi (PDT) na Câmara, mas saiu da bancada de situação no dia 13 deste mês, seis dias após a PF prender nove servidores municipais acusados de ligação com as organizações de Sizuo Uemura e dos irmãos.

Campanha - No dia 7 de maio de 2008, um dos empresarios ligou para a ex-vereadora e ex-deputada estadual Bela Barros, para pedir ajuda para cancelar uma multa aplicada pela Guarda Municipal ao condutor um Fiat Uno por falar ao celular enquanto dirigia. O carro estava registrado em nome do empresario.

Na conversa, o outro empresario pede ajuda de Bela Barros para, pelo menos, evitar que os pontos sejam cadastrados na carteira de habilitação do empresario. Bela pede que o empresário "esconda" a multa que ela passaria no local onde ele estava para pegar a notificação.

No dia 13 de maio do ano passado, Bela Barros ligou para o empresairo para pedir um caminhão para fazer uma mudança de Dourados ao distrito de Itahum (distante 60 km da cidade).

O empresário reclama da distância e diz que não poderia atender. Bela lamenta: "Pelo amor de Deus, eu já estou fazendo a maior propaganda sua com o Murilo, tá bicho? Você não vem me decepcionar, não".

Filiada ao PMDB, a ex-vereadora foi candidata à vice-prefeita na chapa que teve vice-governador Murilo Zauith (DEM) como candidato a prefeito de Dourados no ano passado.

Dois dias depois, Bela liga de novo para um dos empresarios e cobra uma definição sobre o caminhão.

Nos siga no Google Notícias