ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Encontro de vereadores debate função do legislativo nos municípios

Ludyney Moura | 26/11/2014 19:00
Advogado disse Ministério Público recebe mais denúncias que as Câmaras (Foto: Divulgação)
Advogado disse Ministério Público recebe mais denúncias que as Câmaras (Foto: Divulgação)

Um encontro promovido pela UCV-MS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul), na Câmara de Ponta Porã, vai discutir de hoje (26) até a próxima sexta-feira (28) o papel dos parlamentares na gestão dos municípios.

"É importante que eles tenham ferramentas, o mínimo de conhecimento das atividades atribuídas ao Executivo para que possam acompanhar todo o trabalho feito pelos prefeitos", ressaltou um dos palestrantes do encontro, o advogado Jean Phierre Vargas, especialista em direito público e eleitoral.

Vargas afirmou aos parlamentares que as Câmaras Municipais precisam oferecer à população um canal mais frequente para apresentação de denúncias relacionadas à gestão da coisa pública, papel este que tem sido feito quase que exclusivamente pelo Ministério Público.

"O povo está atribuindo ao Ministério Público uma condição melhor e maior de fiscalizar e muitos não têm o conhecimento de que a Câmara Municipal possui também a atribuição de fiscalizar, dotada de mecanismos jurídicos para apreciar, processar e julgar as denúncias e de forma muito mais rápida", frisou.

Apesar desta realidade, o advogado lembrou aos participantes do encontro, que no legislativo os processos tramitam mais rápido que judiciário, devido ao procedimentos legais da atribuição parlamentar. "Isso não impede que o MP continue a ser procurado para receber essas denúncias, mas as Câmaras passarão a receber mais denúncias do que recebe hoje".

Dentre as palestras que os vereadores terão acesso estão questões ligadas à administração do município, o papel fiscalizador do legislativo, a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal e temas como a acesso à informação e transparência.

"É importante ressaltar que esses encontros promovidos pela União de Câmaras são de extrema importância, porque tem oferecido ao segmento temas e informações relevantes e atuais que buscam qualificar o vereador para prestar um serviço de qualidade para a população", finalizou Jean Phierre.

Nos siga no Google Notícias