ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Enterro de Eduardo Campos reúne mais de 130 mil pessoas no Recife

Kleber Clajus | 17/08/2014 17:47
Família, amigos e populares se despedem de Eduardo Campos (Foto: Reprodução / TV Globo)
Família, amigos e populares se despedem de Eduardo Campos (Foto: Reprodução / TV Globo)
Nelsinho Trad acompanhou velório e enterro de amigo pernambucano em Recife (Foto: Divulgação)
Nelsinho Trad acompanhou velório e enterro de amigo pernambucano em Recife (Foto: Divulgação)

Lágrimas e aplausos marcaram a despedida, neste domingo (17), ao presidenciável e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), 49 anos, vítima de acidente aéreo na última quarta-feira (13) em Santos (SP). Durante velório e missa mais de 130 mil pessoas passaram pelo Palácio das Princesas, sede do governo pernambucano, e depois seguiram a pé até o cemitério Santo Amaro.

Em cerimônia de corpo presente realizada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, foram reunidos além de familiares e amigos as principais figuras políticas do país. A presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegaram a ser vaiados, porém em pouco tempo a reação deu espaço a palmas em homenagem a Campos.

Também estiveram presentes no ato fúnebre a ex-senadora e vice na chapa presidencial, Marina Silva, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) e o candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, Nelson Trad Filho (PMDB), além de ministros, deputados e embaixadores. Todos foram recebidos pelo governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB).

No período da tarde, um caminhão do Corpo de Bombeiros conduziu o cortejo até o cemitério. Por decisão da família, Campos foi sepultado no túmulo do avô e ex-governador pernambucano, Miguel Arraes, que morreu há nove anos atrás.

O caixão foi descido ao túmulo com o público bradando: "Eduardo, guerreiro do povo brasileiro". Além disso, flores foram lançadas e fogos de artifício disparados, bem como se cantou o Hino Nacional e canções religiosas.

Morte em campanha – Nascido em Recife (PE), Eduardo Campos havia completado 49 anos no último dia 10 de agosto e faleceu, na quarta-feira (13), vítima de acidente aéreo em Santos (SP). Outras sete pessoas, entre pilotos e assessores também morreram na ocasião e foram enterrados neste fim de semana.

Candidato do PSB, ele era o terceiro colocado nas pesquisas para a presidência da República e considerado um dos políticos mais promissores de sua geração. Em sua trajetória, Campos ocupou cargos de governador de Pernambuco, deputado federal, presidente do partido e ministro de Ciência e Tecnologia do governo Lula, antes de se afastar do PT e selar aliança com a ex-senadora Marina Silva, que deve assumir na quarta-feira (20) seu lugar na corrida ao Palácio do Planalto.

O ex-governador era casado com a economista e auditora licenciada do TCE (Tribunal de Contas do Estado, Renata Campos, com quem teve cinco filhos – Maria Eduarda, João Henrique, Pedro Henrique, José Henrique e Miguel, que nasceu em janeiro deste ano.

As outras vítimas do acidente eram os fotógrafos Alexandre Severo Gomes da Silva e Marcelo de Oliveira Lyra que também atuava como cinegrafista, o jornalista Carlos Augusto Ramos Leal Filho (Carlos Pecol), o advogado e ex-deputado de Sergipe Pedro Almeida Valadares Neto (Pedrinho Valadares), além do piloto Marcos Martins e do copiloto Geraldo Magela Barbosa da Cunha.

Nos siga no Google Notícias