ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Escolha de Giroto define polos da disputa pela prefeitura da Capital

Wendell Reis | 02/03/2012 16:45

Vander Loubet, do PT, e Reinaldo Azambuja, do PSDB, completam o trio dos que devem disputar a eleições pelos maiores grupos políticos

Giroto será anunciado como pré-candidato do PMDB na segunda-feira (Foto: Wendell Reis)
Giroto será anunciado como pré-candidato do PMDB na segunda-feira (Foto: Wendell Reis)

O anúncio do nome do candidato do PMDB para a eleição em 2012, com a oficialização do deputado federal Edson Giroto, a ser carimbada na segunda-feira, define os rumos da campanha política em Campo Grande. Giroto se juntada aos também deputados federais Vander Loubet (PT) e Reinaldo Azambuja (PSDB), como polos da disputa deste ano pelos maiores grupos políticos.

A aposta no meio político é de outra disputa acirrada entre o PT de Vander, que tem o apoio do Governo Federal, e o PMDB de Giroto, com as bênçãos do governador André Puccinelli (PMDB) e do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB). Este ano, porém, o embate tem uma terceira força, tucana, o que pode mudar uma escrita política que vem desde 1996.

PT e PMDB são rivais históricos na disputa pela prefeitura de Campo Grande desde aquele ano, quando Puccinelli derrotou, por menos de 500 votos de diferença, Zeca do PT. A época a eleição foi contestada e deu início a uma rivalidade que nunca foi cessada entre os dois partidos.

Após a eleição de 1996, Puccinelli e Trad venceram facilmente as eleições seguintes, com candidatura do próprio Vander, que já perdeu a eleição para prefeito para Trad. A justificativa do PT para insistir em Vander é de que a eleição apresenta um novo cenário, sem nomes já consagrados.

O PMDB, por sua vez, tem em Giroto a continuidade do trabalho de Puccinelli e Trad. Giroto e Puccinelli se conheceram em Paraníba no ano de 1988, durante uma edição do governo itinerante na gestão de Marcelo Miranda. Na ocasião, os dois se tornaram grandes amigos, o que resultou no trabalho do deputado na coordenação de campanha de Puccinelli em 1996.

A eleição de Puccinelli, na emblemática disputa com Zeca, levou Giroto à secretária de Obras de Campo Grande por oito anos, na administração de Puccinelli, e dois anos com Trad à frente da Prefeitura. Durante o trabalho, Giroto inaugurou 805 obras, o que diz ter lhe feito conhecer todo o município de Campo Grande.

Disputa entre aliados - Neste ano, um fato novo é o PSDB com candidato próprio. O partido, que sempre esteve ao lado do PMDB no embate com o PT, agora se lança como uma nova via, com a pré-candidatura de Reinaldo Azambuja.

O deputado federal, que já foi prefeito de Maracaju por oito anos, aposta na boa aceitação do partido na Capital e no interesse de quem deseja fugir da tradicional rivalidade entre PT e o PMDB no Estado. Ele tem, ainda, um histórico de "bom de voto". Na eleição para deputado federal, perdeu apenas para Giroto em número de votos.

O fato curioso nesta eleição entre PT, PMDB e PSDB é o fato do trio de pré-candidatos atuarem em Brasília. O trabalho na Câmara Federal, representando a bancada do Estado, aproximou os candidatos, o que pode garantir um debate de ideias, longe das ofensas identificadas em outros debates na Capital e no Estado.

O PPS também ameaça concorrer fora do seu grupo político. O partido aposta na candidatura do vereador Athayde Nery (PPS) para participar do debate e evitar que “se repita o que ocorreu na eleição passada, para governador, quando a campanha se concentrou em ataques pessoais e não em projetos”.

Indefinição - A eleição de 2012 também apresenta as candidaturas do deputado estadual Alcides Bernal (PP) e do ex-deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT). Bernal afirma que será candidato e chegou a apresentar um vídeo com o presidente nacional do PP, Francisco Dornelles, dizendo que ele será um bom prefeito.

Porém, o deputado ainda vive em conflito interno com o presidente do PP em Campo Grande, Paulo Matos, que também quer ser candidato e diz que o partido não pode lançar candidatura sem estrutura, mesmo que pesquisas apontem uma alta popularidade. Para justificar o pensamento, Matos diz que pesquisa não ganha eleição. Nos bastidores, o caminho traçado para Bernal é compor chapa com o PMDB, como vice de Giroto, formação que o governador André Puccinelli já disse que pode ser boa.

Dagoberto Nogueira, do PDT, também não tem sua candidatura oficializada. O ex-deputado declarou que deseja ser candidato, mas avalia que o partido não pode lançar candidatura sem estrutura. Para resolver o problema, Dagoberto sugeriu uma pesquisa entre candidatos da oposição, o que foi rejeitado pelo PT.

Assim, o PDT ainda se reunirá para decidir o que fazer. Nesta indefinição, não está descartada a possibilidade do partido apoiar o PMDB, o que é defendido pelo vereador presidente municipal do partido, vereador Paulo Pedra.

Nos siga no Google Notícias