ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Especialistas afirmam que invasão de Bernal no rádio e TV é ilegal

Ludyney Moura | 19/08/2014 17:00
Cassado pela Câmara Municipal, Bernal usou programa eleitoral para se defender e atacar adversários (Foto: Arquivo/CGNews)
Cassado pela Câmara Municipal, Bernal usou programa eleitoral para se defender e atacar adversários (Foto: Arquivo/CGNews)

A aparição do prefeito cassado de Campo Grande e atual candidato ao Senado, Alcides Bernal, no horário eleitoral gratuito no rádio e TV, no espaço dedicado aos candidatos a deputado federal da sigla, foi apontada como ilegal e irregular por especialistas em direito eleitoral e com passagens pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

“O candidato majoritário não pode invadir o horário dos candidatos proporcionais. Isso quebra a isonomia entre os candidatos. Foi uma invasão de espaço indevida e ilegal”, apontou o advogado Alexandre Bastos, ex-juiz do TRE.

Na avaliação de Bastos, Bernal fere o equilíbrio do pleito com os demais adversários, uma vez que a exposição de sua imagem, candidato majoritário, fora do horário permitido para o cargo o coloca em vantagem em relação aos demais. “O direito eleitoral prevê uma divisão equânime do tempo entre os concorrentes. É questão de puro bom senso. Ele não poderia fazer isso nem com a concordância dos candidatos proporcionais”, diz.

Para o também ex-juiz do TRE, André Borges Netto, a atitude de Bernal não deverá ficar impune. O advogado lembra que essa mesma prática já ocorreu em eleições anteriores. “Isso é uma forma esperta e descabida de violar a legislação eleitoral. Seguramente este ato será objeto de representação de um partido, coligação, um candidato ou até mesmo o MPE (Ministério Público Eleitoral)”, declara.

No primeiro dia do horário eleitoral gratuito, que mostrou os candidatos aos cargos de deputado federal e Presidente da República, o que chamou a atenção do eleitor sul-mato-grossense foi a presença do ex-prefeito da Capital, Alcides Bernal, como apresentador dos candidatos proporcionais de sua chapa.

Bernal aproveitou a propaganda gratuita para criticar a cassação de seu mandato pela Câmara Municipal de Campo Grande, classificando o ato como “golpe político”. De acordo com sua assessoria, o pepista não vê irregularidade em sua aparição nos programas dos demais candidatos, uma vez que, além de não ter pedido voto para si mesmo, o ex-prefeito é o presidente regional da comissão provisória que comanda o Partido Progressista no Estado.

A candidatura de Bernal ao Senado foi questionada na Justiça Eleitoral, que impugnou o registro feito pelo pepista para participar do pleito deste ano. Depois de recorrer da decisão, ele disputa o cargo de senador ainda sob a ameaça da inelegibilidade oriunda de sua cassação.

Na manhã de hoje, a assessoria do candidato explicou que ele só ocupou o horário dos candidatos porque é presidente regional do PP. Durante o horário, ele usou fotos dos candidatos  e fez a apresentação de cada um.

Nos siga no Google Notícias