ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Estado assina acordo com governo federal para promover igualdade racial

Liana Feitosa | 26/07/2015 17:53
Ministra será recebida pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e a vice-governadora, Rose Modesto (PSDB), que também é secretária da Sedhast (Secretaria Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho. (Foto: Divulgação / Assessoria)
Ministra será recebida pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e a vice-governadora, Rose Modesto (PSDB), que também é secretária da Sedhast (Secretaria Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho. (Foto: Divulgação / Assessoria)

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, firma parceria com Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (27) para o Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial).

O pacto, que pertence ao projeto Caravana Pátria Educadora, tem o objetivo de aprimorar projetos que estimulam a igualdade racial no país.

Nilma será recebida, em Campo Grande, pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e a vice-governadora, Rose Modesto (PSDB), que também é secretária da Sedhast (Secretaria Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho. O evento acontece às 9 horas na Governadoria.

“Aderindo ao Sinapir, Mato Grosso do Sul vai ter condições de dar aporte técnico, orientação e capacitação aos municípios que quiserem também sua adesão, possibilitando a criação de órgãos de defesa de direitos em suas localidades”, afirma Rose.

A caravana já percorreu cinco estados do país promovendo debates e encontros com autoridades locais, representantes de universidades e da sociedade civil. A ideia é ampliar o debate sobre o tema e firmar parcerias para a promoção da igualdade racial em todo o Brasil.

Isso acontecerá por meio da adesão dos estados e municípios ao Sinapir. Dentro do sistema, os municípios terão acesso aos recursos financeiros do governo federal por meio de chamadas públicas e, assim, desenvolver a política de igualdade racial.

No ano passado, mais de R$ 30 milhões em recursos foram devolvidos ao caixa da União por causa da falta de projetos adequados ao sistema.

As cidades de Corumbá e Bataguassu serão as primeiras em Mato Grosso do Sul a assinar a adesão, já que estão com toda a documentação em dia e possuem coordenadoria e conselhos da promoção da igualdade racial.

Nos siga no Google Notícias