ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Estatuto da Juventude tem votação na CAS adiada devido a polêmicas

Zemil Rocha | 27/03/2013 17:02
Moka articulou para agilizar votação do projeto (Foto: Arquivo)
Moka articulou para agilizar votação do projeto (Foto: Arquivo)

O presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), senador Waldemir Moka (PMDB-MS), anunciou o adiamento da votação do Estatuto da Juventude (PLC 98/11) para a próxima quarta-feira (03). Polêmica em torno do projeto motivou o relator, senador Paulo Paim (PT-RS), a retirá-lo da pauta da comissão, a fim de analisar as mudanças sugeridas.

Entre os pontos polêmicos estão a gratuidade do transporte interestadual, sendo que o Executivo quer cálculos mais precisos sobre o impacto da medida; a meia entrada em eventos artísticos; a idade entre 15 e 29 anos para a abrangência da nova lei. Pelo projeto, são consideradas jovens as pessoas com idade entre 15 e 29 anos, divididas em jovem-adolescente, entre 15 e 17 anos; jovem-jovem, entre 18 e 24 anos; e jovem-adulto, entre 25 e 29 anos.

Atuando em favor da agilização da tramitação do projeto, Moka articulou também para que o Estatuto seja apreciado no plenário do Senado no mesmo dia. “A matéria vem tramitando no Congresso há quase uma década, com ampla participação social e recebeu sugestões de representantes de órgãos de governo, organizações e entidades representativas da juventude”, ponderou.

Também concordam em acelerar a tramitação no Senado os presidentes das Comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE); de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA); e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), a partir de um acordo entre os líderes dos partidos, para garantir que os relatórios das três comissões sejam votados em plenário.

 

Nos siga no Google Notícias