ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Estreantes no Congresso divergem sobre aumento salarial

Redação | 10/11/2010 16:15

A possibilidade de aumento dos salários dos deputados, senadores e da presidente Dilma Rousseff (PT) não é uma unanimidade entre os estreantes de Mato Grosso do Sul no Congresso.

O deputado federal eleito Fábio Trad (PMDB) diz que é contra o aumento. Outro estreante na Câmara dos Deputados, Reinaldo Azambuja (PSDB) é a favor.

Azambuja, que hoje é deputado estadual, diz que é uma discussão que tem que ser feita em razão das perdas com a inflação.

Há três anos os salários não são reajustados. A inflação no período foi de 17,8%.

Deputados e senadores recebem R$ 16,5 mil, além de uma série de benefícios, como auxílio moradia e cotas para despesas com passagens aéreas e telefonia.

O reajuste dos salários dos deputados federais provoca efeito cascata no Poder Legislativo de todo o país porque os limites das remunerações dos parlamentares estaduais e vereadores estão vinculados à dos colegas do Congresso.

Pela Constituição, o deputado estadual pode receber até 75% do salário do parlamentar federal. Já os vereadores recebem entre 20% e 75% dos salários pagos na Assembleia Legislativa.

"Cada Casa Legislativa tem seu orçamento e tem que saber se tem condições ou não de aumentar os salários", argumenta Azambuja.

Já o ex-presidente da OAB-MS (seccional da Ordem dos Advogados do Brasil) Fábio Trad não vê necessidade de aumentar o salário que irá receber a partir do próximo ano.

"Sou contra o aumento porque temos (a Câmara dos Deputados) que dar o exemplo de contenção de despesas, para investir no que de fato precisa", afirmou.

Desde ontem o Campo Grande News tenta falar com os outros dois estreantes no Congresso Nacional por Mato Grosso do Sul, Edson Giroto (PR) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), mas eles não atenderam as ligações.

Nos siga no Google Notícias