ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Política

Ex-prefeito é condenado por desviar alimentos em troca de votos em eleição

Nyelder Rodrigues | 13/06/2016 19:24

O ex-prefeito de Ivinhema - cidade localizada a 282 km de Campo Grande -, José Antônio Pereira Cardoso, foi condenado pela Justiça Federal por crime de responsabilidade ao desviar de alimentos do Prodea (Programa de Distribuição de Alimentos do Governo Federal) como forma de angariar votos.

De acordo com a decisão da Primeira Turma do TRF (Tribunal Regional Federal) 3ª Região, cerca de 100 kg de arroz e 110 kg de feijão foram desviados e juntados a outros produtos adquiridos pela administração municipal junto ao comércio local para a confecção de cestas básicas, que seriam distribuídas, com material de propaganda eleitoral.

O alvo da distribuição eram pessoas necessitadas do bairro Triguenã. O ex-prefeito concorria à reeleição e foi auxiliado por outros três acusados, que organizaram a operação durante a campanha eleitoral em 2000.

Segundo o MPF (Ministério Público Federal), a popularidade do então prefeito era baixa naquele bairro e, após uma pesquisa, constatou-se que o local era habitado por pessoas extremamente pobres e que necessitavam de alimentos, levando então a prática do ato ilícito para conseguir angariar votos.

Reeleito, mas cassado - Cardoso conseguiu ser reeleito, mas a Justiça Eleitoral cassou o seu mandato. Já na Justiça Federal, o ex-prefeito foi condenado à pena de cinco anos de reclusão, em regime inicial semiaberto.

Outros dois acusados forma condenados a três anos, seis meses e 20 dias de reclusão em regime inicial aberto, e um quarto acusado, a três anos, um mês e 10 dias de reclusão em regime inicial aberto.

Todos os réus também foram condenados à perda de cargo e à inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação. Em primeira instância, eles conseguiram a substituição de pena com prestação de serviços, porém, o desembargador federal Wilson Zauhy anulou o ato.

Nos siga no Google Notícias