ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Política

Executivo barra projeto que proibiria exclusão de grávida em teste físico

Proposta que obrigaria pet shops a instalar câmeras também foi vetado

Mayara Bueno | 11/11/2016 11:40

Projetos que previam a instalação de câmeras em pet shops e que proibiria o desligamento de grávidas em concursos públicos foram barrados pelo governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB). Os vetos estão no Diário Oficial desta sexta-feira (11).

Ambas as proposições foram aprovadas em outubro deste ano na Assembleia Legislativa. Segundo o texto, a proposta que proibia a exclusão de gestantes é inconstitucional, porque trata-se de assunto relacionado aos servidores públicos. Neste caso, somente o governo estadual tem competência para alterar alguma regra.

A ideia do projeto, de autoria do deputado Renato Câmara (PMDB), era que as grávidas não fossem excluídas dos concursos, por conta de limitações à realização de testes físicos. Para substituir, deveria ser aplicada uma prova adequada às condições da gestante.

No caso das câmeras em pet shops, o projeto é inviável, porque segundo o governo, a matéria é de competência dos municípios. A justificativa ainda cita o exemplo de Campo Grande, cuja regulamentação de serviços veterinários é estabelecida por uma resolução da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

O projeto, apresentado pela deputada Antonieta Amorim (PMDB), previa a instalação de câmeras em pet shops, para assegurar imagens dos atendimentos e procedimentos dos veterinários e funcionários com os animais, desde banhos e tosas. A intenção era evitar maus tratos ou que eles sejam agredidos.

Agora, os vetos serão encaminhados para Assembleia Legislativa, para os deputados estaduais decidirem se derrubam as proibições – tornando os projetos válidos -, ou, os mantêm, fazendo com que as propostas sejam arquivadas de vez.

Defensoria - Por outro lado, o governo sancionou o projeto que cria cargos de defensor público, que, de acordo com texto, vão compor a estrutura de pessoal da Defensoria Pública de MS. Serão 41 novos cargos, para atender as estruturas que serão implementadas.

Nos siga no Google Notícias