ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Exonerado por ordem judicial, Santini vira assessor jurídico do prefeito

Aline dos Santos e Leonardo Rocha | 21/10/2013 12:02
Já na Prefeitura, Santini será nomeado para cargo comissionado. (Foto: Cleber Gellio)
Já na Prefeitura, Santini será nomeado para cargo comissionado. (Foto: Cleber Gellio)

Demitido no mês passado do cargo de procurador-geral do município, Luiz Carlos Santini já tem nova função na Prefeitura de Campo Grande. “Vou ser nomeado assessor jurídico do prefeito”, disse. Hoje, no Paço Municipal, ele recepcionou o servidor da Câmara Municipal que pretendia notificar o prefeito Alcides Bernal (PP) sobre a Comissão Processante, que pode resultar em cassação de mandato.

Santini explicou que está desligado da antiga função, exercida entre fevereiro e setembro deste ano, mas vai ocupar cargo comissionado até que a decisão que mandou exonerá-lo seja revertida.

A ordem para demissão do então procurador foi dada pelo juiz Amaury da Silva Kuklinski, da 1° Vara de Direitos Difusos, Coletivos, Individuais e Homogêneos).

O MPE (Ministério Público Estadual) e a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) denunciaram que Santini não cumpriu a quarentena prevista na Constituição Federal. A legislação determina o prazo de três anos para o exercício da advocacia. Ele era presidente do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e se aposentou no ano passado.

O Ministério Público ainda apontou que Santini acumulava vencimentos de procurador e desembargador aposentado, soma em torno de R$ 40 mil. O valor fica acima do teto constitucional do funcionalismo público, que é de R$ 28 mil por mês.

Santini também recorreu à Constituição Federal para se defender. Conforme a legislação, é vedado o recebimento simultâneo de proventos de aposentadoria com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração.

Nos siga no Google Notícias