ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Fábio diz que falta de defensores atrapalha todo o processo judiciário

Zemil Rocha | 18/03/2013 19:30
Fábio defende mobilização para sanar lacuna (Foto: Arquivo)
Fábio defende mobilização para sanar lacuna (Foto: Arquivo)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS) voltou a criticar a falta de defensores públicos no Brasil nesta segunda-feira. Lembrando de matéria veiculada pelo Fantástico, da TV Globo, no domingo, Fábio destacou que tem denunciado essa situação desde o início de seu mandato. Estudo da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revela a ausência de defensores públicos em 72% das comarcas brasileiras.

A Defensoria Pública está presente em apenas 754 das 2.680 comarcas distribuídas do país. E o que é pior: A ausência de defensores é ainda mais preponderante nas comarcas menores, com menos de 100 mil habitantes, onde geralmente o IDH da população é menor e as pessoas são mais carentes.

Os estados que possuem déficit de até 100 defensores públicos são Mato Grosso do Sul, Acre, Tocantins, Amapá, Paraíba, Rondônia e Sergipe. O déficit total do Brasil é de 10.578 defensores públicos. Só duas unidades da federação, Brasilia e Roraima, não apresentam déficit de defensores públicos, considerando o número de cargos providos.

“É uma situação preocupante, que afeta todo o sistema judiciário e, em consequência, a sociedade brasileira. É preciso que o legislativo e o executivo federais se mobilizem para sanar esta lacuna que tem atrapalhado a vida dos brasileiros”, afirmou Fábio Trad.

Dos 8.489 cargos de defensor público criados no Brasil, apenas 5.054 estão providos (59,5 , conforme o estudo, apresentada pela pesquisadora da Anadep, Tatiana Moura, . Além disso, Paraná e Santa Catarina, os últimos estados a criarem suas Defensorias Públicas em 2011 e 2012, respectivamente, ainda não têm o órgão efetivamente implantado, assim como Goiás e Amapá.

Há também acúmulo de trabalho. Dentro do universo das comarcas atendidas, existem casos de defensores públicos que além de sua lotação atendem outras comarcas de modo itinerante ou em extensão.

A discrepância dos investimentos no sistema de justiça é outro aspecto do estudo que merece destaque, visto que a parte relativa à defesa dos acusados é menos prestigiada pelas verbas públicas. Os estados contam com 11.835 magistrados, 9.963 membros do Ministério Público e 5.054 defensores públicos. “Ou seja, na grande maioria das comarcas brasileiras, a população conta apenas com o estado-juiz e com o estado-acusação, mas não conta com o estado-defensor, que promova a defesa dos interesses jurídicos da parte da população que não pode contratar com um advogado particular”, comparou Fábio Trad.

 

Nos siga no Google Notícias