ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Fábio lidera PMDB na aprovação de projetos para melhorar Lei Maria da Penha

Lidiane Kober | 12/03/2014 17:46

Vice-presidente da Comissão Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), o deputado federal Fábio Trad (PMDB) liderou a bancada do PMDB no debate do mérito e encaminhamento de quatro projetos, aprovados na CCJ, para aperfeiçoar a Lei Maria da Penha, criada para coibir a violência doméstica contra a mulher.

O de maior impacto, segundo Fábio, é o projeto da deputada Dalva Figueiredo (PT-AP), que altera a Lei Maria da Penha para determinar que a apuração do crime de violência doméstica e familiar contra a mulher seja feita independentemente de denúncia da vítima.

O objetivo da proposta, conforme o deputado, é modificar a compreensão de diversos juízes brasileiros, que estariam condicionando o julgamento do agressor à efetiva representação da vítima.

Em março passado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as vítimas de violência doméstica só têm a proteção do Estado se denunciarem pessoalmente o agressor.

"Exigir que a mulher, para ver seu agressor punido, tenha que ir em juízo manifestar expressamente esse desejo somente contribui para atrasar ou mesmo inviabilizar a prestação jurisdicional, fragilizando as vítimas e desencorajando-as a processar o agressor", afirmou o parlamentar sul-mato-grossense.

O projeto original estabelecia que a representação da mulher só seria exigida nos casos de ameaça ou de lesões leves ou culposas. No entanto, a relatora na CCJ, deputada Iriny Lopes (PT-ES), retirou a exceção do texto.

Também vai direto para análise do Senado o projeto que dá prioridade aos exames periciais dos casos em que a mulher é vítima de agressão doméstica.

Além dos dois, foi aprovado pela CCJ o projeto que exclui dos crimes praticados com violência doméstica ou familiar contra mulher a possibilidade de permitir aos acusados o direito de se livrar da prisão em flagrante com pagamento de fiança ou suspensão do processo mediante transação penal, com o fornecimento de cestas básicas.

Já o projeto 4.665 de 2012, mantém a tipificação como estupro mesmo nos casos de consentimento se a vítima for menor ou vulnerável.

Nos siga no Google Notícias