ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Fábio Trad cobra votação da PEC que livra aposentados de pagar previdência

Francisco Júnior | 28/02/2014 08:53
Deputado cobra rapidez na votação de proposta.
Deputado cobra rapidez na votação de proposta.

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) cobrou da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados que coloque em votação o mais rápido possível a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 555/06), que acaba com a contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas do serviço público.

A PEC zera a contribuição de 11% dos vencimentos, criada em 2003, a partir dos 65 anos de idade do aposentado. A contribuição incide sobre o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de R$ 4.390.20. A extinção seria gradual, a partir dos 60 anos. “Em vários julgados do Judiciário,inclusive do Supremo Tribunal Federal, tem pacificada a interpretação de que esta cobrança é inconstitucional.

Recolher para a Previdência sem a perspectiva de ressarcimento futuro caracteriza claramente um confisco”, lembra Trad que não vê na medida risco para as contas públicas. A retirada da contribuição seria gradual em cinco anos, na proporção de 20% ao ano.“É uma medida benéfica, porque quem já contribuiu durante toda a vida ativa, não precisa continuar pagando a contribuição depois de aposentado. Isso tira 11% dos proventos de um aposentado ou pensionista. Com isso, poderemos melhorar a condição de vida destas pessoas, muitas delas que já vivem com dificuldades.”, justificou o parlamentar.

Nos siga no Google Notícias