ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Política

Fabio Trad critica sistema prisional brasileiro com "vocação punitiva"

Gabriel Neris | 01/03/2013 17:28
Deputado federal Fabio Trad reclama do sistema prisional brasileiro (Foto: Divulgação)
Deputado federal Fabio Trad reclama do sistema prisional brasileiro (Foto: Divulgação)

O deputado federal Fabio Trad (PMDB) utilizou a tribuna da Câmara na quinta-feira (28) para reclamar do sistema prisional brasileiro. De acordo com o parlamentar, uma panorâmica sobre a legislação irá conferir ao Congresso uma vocação punitiva que se contrapõe ao empenho por estabelecer políticas de humanização no sistema penitenciário. O foco é a recuperação de detentos e a reinserção social.

“As grandes organizações criminosas nasceram dentro das prisões. Não nas ruas”, disse Trad.

Em julho do ano passado o Brasil tinha 550 mil presidiários, alcançando a terceira colocação no ranking mundial, ficando atrás apenas do Camboja e El Salvador. “As raríssimas exceções só confirmam a regra de violação sistemática de direitos elementares, enquanto a Lei de Execuções Penais expõe também ela, o enorme vácuo entre teoria e prática, entre regra e realidade”, afirma o deputado.

De acordo com Trad, “há um descompasso entre o grande número de projetos que propõe aumento de penas em regime fechado, e a escassa produção legislativa focada no enfrentamento da crônica crise do sistema prisional”.

O parlamentar pede que os três Poderes não ignorem experiências bem sucedidas de recuperação humana e de reinserção social. “A bulimia punitiva que acomete o Congresso na questão carcerária, leva-o a regurgitar, com incômoda frequência, legislação de natureza coercitiva. Agravada pelo que bem se caracteriza como ‘anorexia ressocializadora’, a produção legislativa volta-se fortemente para o recrudescimento dos mecanismos de punição, o que, em última e trágica instância, transforma justiça em vingança”, afirmou.

Trad citou a criação, no ano passado, de uma ferramenta na Câmara Federal os problemas do sistema penitenciário. “É fundamental que tenhamos sensibilidade humana e responsabilidade social para reconhecer que, tal como está, o sistema carcerário não passa de tétrico depósito de gente, fixado no confinamento, na punição como ‘vingança social’, na intimidação”, disse.

“A resposta à nossa omissão será, desgraçadamente, a perenização do sistema carcerário como enorme linha de produção de delinquentes. E como escola de promoção de criminosos comuns a bandidos da pior espécie, articulados em sofisticadas organizações gestadas e paridas nos cárceres. Para romper essa lógica que subverte o hoje remoto ideal de recuperação do detento em instrumento real de animalização do ser humano, temos de quebrar as grades de nossa percepção fossilizada e pedante de que o sistema carcerário é o calabouço de nossas vinganças”, concluiu o parlamentar.

Nos siga no Google Notícias