ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Fábio Trad defende CPI para investigar prejuízo da Petrobras no exterior

Edivaldo Bitencourt | 13/08/2013 16:17

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) apoia a criação da CPI da Petrobras. O pedido de criação da comissão para investigar a estatal foi protocolada nesta terça-feira na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Os deputados querem investigar a compra e venda de ativos da Petrobras no exterior. Eles também querem informações sobre a real situação das refinarias que a empresa está construindo. Assinaram o requerimento 199 deputados, 28 a mais do que o mínimo necessário.

Fabio Trad vem apontando a necessidade desta CPI desde o início do ano, quando assinou o requerimento neste sentido. “Desde o semestre passado, minha assinatura consta no pedido de constituição da CPI da Petrobrás. Com a reportagem da Revista Época, a CPI é imprescindível para a investigação de desvios de dinheiro público envolvendo membros do Legislativo e do Executivo”, afirmou o deputado sul-mato-grossense.

Mesmo com a CPI criada, não há previsão de instalação da comissão porque há outros 21 pedidos de instalação de CPIs. A criação de comissões de inquérito segue uma ordem cronológica na Casa, portanto, as outras precisam ser criadas para que esta possa existir.

A CPI deverá investigar prioritariamente a compra e venda de bens no exterior como forma de capitalizar a empresa. Segundo os proponentes da CPI, esses bens foram vendidos a preço menor do que o de compra, impondo um prejuízo acima de US$ 10 bilhões de dólares.

Um dos bens no exterior que está sendo questionado pelos deputados é a refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, esteve na Câmara e disse que, se soubesse da crise norte-americana, não teria autorizado a compra da refinaria em setembro de 2006 por 190 milhões de dólares.

Nos siga no Google Notícias