ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Fabio Trad denuncia PECs que pretendem enfraquecer juízes e o MP

Francisco Júnior | 11/07/2013 10:28
Parlamentar se mostra preocupado com três PECs que tramitam no congresso. (Foto: Divulgação)
Parlamentar se mostra preocupado com três PECs que tramitam no congresso. (Foto: Divulgação)

O deputado federal Fabio Trad (PMDB) afirma que está preocupado com a tramitação, na Câmara Federal e no Senado, de três Propostas de Emenda à Constituição cujo objetivo, segundo ele, é fragilizar o princípio da vitaliciedade de juízes e membros do MP (Ministério Público).

Ele cita como exemplo a PEC 505/10, de autoria da senadora Ideli Salvati (PT-SC), que prevê a possibilidade de demissão destes profissionais por meio de processo administrativo.

Para Fábio Trad, esta possibilidade é letal para a independência de magistrados e do MP: “Estas PECs, sob o pretexto de fortalecer conselhos, querem na verdade relativizar a prerrogativa da vitaliciedade da Magistratura e do Ministério Público para enredá-los no emaranhado do jogo partidário, submetendo-os ao jugo do poder de governos, quando deveriam e devem ser forças emanadas do poder do Estado”.

O deputado sul-mato-grossense reforçou o caráter desagregador das PECs: “Querem cassar e caçar Magistratura e MP em franca e frontal violação à cláusula pétrea da tripartição dos poderes. Proponho a unidade dessas forças em caráter emergencial antes que as forças antirrepublicanas solapem a estrutura formal e material de nosso cada vez mais ameaçado Estado Democrático de Direito”, afirmou.

Além da PEC de autoria de Ideli Salvati, o parlamentar cita também outras duas que, segundo ele se aprovadas, irão tirar a independência de juízes e do MP: a PEC 75/11 de autoria do senador Humberto Costa (PT/PE), dá nova redação aos arts. 128, § 5º, I, a, e 130-A, § 2º, III, da Constituição Federal, para prever a possibilidade de aplicação, a membros do Ministério Público, das penas de demissão e cassação de aposentadoria ou de disponibilidade pelo Conselho Nacional do Ministério Público; e a PEC 53/11, de autoria do senador Humberto Costa (PT/PE), que altera a redação do art. 93 da Constituição Federal para excluir a pena de aposentadoria do magistrado, por interesse público. Altera a redação do art. 93 da Constituição Federal, que dispõe sobre o Estatuto da Magistratura, para excluir a pena de aposentadoria e a aposentadoria por interesse público de magistrados.

Nos siga no Google Notícias