ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Política

Fábio Trad destaca entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação

Aline dos Santos | 16/05/2012 11:50
De acordo com Fábio Trad, nova lei foi um passo "muito importante". (Foto: João Garrigó)
De acordo com Fábio Trad, nova lei foi um passo "muito importante". (Foto: João Garrigó)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) destacou a entrada em vigor da Lei nº 12.527, que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas e é aplicável aos três Poderes da União, dos Estados e municípios.

“Trata-se de um passo muito importante para a democratização da informação pública. Esta é uma conquista de toda a sociedade brasileira”, afirma o deputado.

Para obter um dado, o primeiro passo é acessar a página do órgão público. Caso a informação não esteja disponível, o cidadão faz a solicitação, seja por meio eletrônico ou presencial.

A administração pública tem prazo de 20 dias para encaminhar a resposta. O prazo é prorrogável por mais dez dias, mediante apresentação de justificativa.

Caso o órgão público não dê a resposta, o responsável pode ser alvo de ação de improbidade administrativa.

O parlamentar lembra que, ao tomar posse no ano passado, discursou sobre a importância da transparência no processo legislativo. “A minha esperança é que o povo brasileiro saiba que aqui nesta Casa as leis são feitas de forma transparente, que não enoja e não espanta ninguém”, afirmou.

Fábio Trad é presidente da Cedos (Comissão Especial de Documentos Sigilosos) da Câmara Federal. Segundo ele, apesar da conotação de mistério que este nome possa passar, o objetivo é, na realidade, o contrário: divulgar.

A comissão possui atribuições, basicamente, de duas naturezas: uma se refere ao acesso a documentos e informações sigilosas, outra à política de arquivo referente a estes documentos sigilosos.

Nos siga no Google Notícias