ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Política

Fábio Trad diz que "custo Brasil" desestimula negócios e incentiva corrupção

Leonardo Rocha | 05/09/2014 20:58
Fábio Trad ressalta o país muito burocrático atrapalha os investimentos e fomenta a corrupção (Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)
Fábio Trad ressalta o país muito burocrático atrapalha os investimentos e fomenta a corrupção (Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) afirmou que o "custo Brasil", que define o conjunto de gargalos burocráticos, econômicos e estruturais, acaba encarecendo os investimentos no país, o que gera aumento na corrupção, desemprego e evasão de divisas, diminuindo a competitividade das empresas.

"O custo Brasil vai além das astronômicas estimativas recorrentes, avançando no 'buraco negro' que engole e turbilhona ineficiência estatal crônica, corrupção", disse ele, durante pronunciamento na Câmara dos Deputados.

O deputado se baseou em dados da  pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) para frisar que assim como os investidores, a população também entende os prejuízos causados pela burocracia no país.

"Enquanto oito de cada dez brasileiros consideram o Brasil um país burocrático ou muito burocrático, 68% defendem que o governo deveria inscrever o combate à burocracia entre suas prioridades, e 73% apontam que o excesso de procedimentos estimula a corrupção e desestimula negócios", apontou.

Ele ponderou que a própria CNI tem expectativa modesta sobre a redução da burocracia no Brasil, já que esta espera que o país caia da 130° para 80° na posição do ranking do Banco Mundial. "Só para lembrar, e corar de vergonha, a Colômbia hoje ostenta honroso 45º lugar, enquanto o Peru está em 43º e África do Sul em 39º", comparou o peemedebista.

O deputado afirmou que ainda existem incontáveis obstáculos para se chegar a um caminho de competitividade, do tamanho da economia do país. Ele lembra que esta situação ainda é uma "herança" do período que o regime dependia do tamanho do Estado.

"Se a burocracia ágil e enxuta é instrumento fundamental à boa gestão governamental, o burocratismo se caracteriza pela elefantíase do Estado, cujas estruturas superpostas são tanto mais onerosas quanto ineficazes", frisou ele. Trad destacou que esta situação cria dificuldades aos investidores e fomenta a corrupção.

Nos siga no Google Notícias