ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Fábio Trad pede celeridade para projeto que torna corrupção crime hediondo

Josemil Arruda | 23/06/2014 18:52
Fábio Trad é o relator do substitutivo que reuniu melhores pontos de quatro projetos (Foto: arquivo)
Fábio Trad é o relator do substitutivo que reuniu melhores pontos de quatro projetos (Foto: arquivo)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS) tem insistido que o presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), coloque logo em pauta o projeto que torna hediondo o crime de corrupção. Fábio é relator do substitutivo que reuniu os melhores aspectos de quatro projetos que tramitam na Câmara Federal, com o intuito de endurecer as regras do jogo contra a corrupção.

"Vã será qualquer tentativa de demonstrar apoio as demandas populares que culminaram com as manifestações de junho de 2013 se a Câmara dos Deputados não votar o projeto que procura combater o principal vício da política contemporânea e que degrada a máquina pública, causando milhões de vítimas que é a corrupção sistêmica das estruturas", avaliou o deputado peemedebista.

No substitutivo de Fabio Trad, a base é o PL 4324/2012, de autoria do parlamentar sul-mato-grossense, que aumenta a pena de reclusão para os crimes de peculato, concussão, corrupção ativa e corrupção passiva proporcionalmente ao valor da vantagem recebida. Os outros três projetos são dos deputados João Campos, do PSDB goiano (PL-3506/2012 – torna hediondos os crimes de peculato, concussão, corrupção ativa e corrupção passiva); Fernando Francischini, do PSDB paranaense (PL 3238/2012 - inclui o crime de corrupção no rol de crimes hediondos); e Júlio Delgado, do PSB mineiro (PL 5784/2005 - torna hediondo todo crime praticado contra o patrimônio público).

Qualquer crime de corrupção, peculato e concussão praticados por determinadas autoridades públicas, segundo prevê o substitutivo, será considerado hediondo, bem como se houver prejuízo igual ou acima de dez mil reais aos cofres públicos, só que aí independentemente da condição de quem o praticar (agente público ou particular).

O endurecimento da regra tem o objetivo de reduzir a impunidade desses crimes, a qual, segundo Fábio, compromete a credibilidade de autoridades e instituições públicas. “A prática desses delitos tem alto potencial ofensivo ao erário, gera efeitos desastrosos e afeta a credibilidade do Poder Público. A sociedade clama por punição mais severa, por normas mais rigorosas contra esse tipo de delinquente”, argumentou.

Visando agravamento e efetividade das punições dos crimes contra a administração pública, Fábio Trad acrescentou em seu substitutivo a prioridade de julgamento dos crimes dessa natureza, para evitar a prescrição, e a suspensão do prazo de prescrição enquanto o condenado não restituir aos cofres públicos o valor que foi desviado.

Na opinião de Fábio, a sociedade brasileira tem insistido para que o Congresso nacional dê celeridade à votação de projetos que inibam a corrupção. Encontram-se na Câmara Federal, aguardando a apreciação dos deputados, além do projeto que torna a corrupção crime hediondo, o que estabelece a Ficha Limpa como critério de contratação de servidores dos Três Poderes, o que proíbe cônjuge ou parente de ser suplente de senador, o que reduz o número de assinaturas para apresentação de projetos de iniciativa popular e o código de proteção do usuário do serviço público.

Nos siga no Google Notícias