ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Fábio vê “marco histórico” em novo código, prestes a ser aprovado no Senado

Lidiane Kober | 10/07/2014 16:27
Fábio Trad presidiu comissão que debateu o código na Câmara (Foto: Divulgação/Assessoria)
Fábio Trad presidiu comissão que debateu o código na Câmara (Foto: Divulgação/Assessoria)

Antes do recesso, o Senado deve concluir a votação do projeto do novo Código de Processo Civil (CPC), que foi aprovado na Câmara Federal no ano passado. “Este novo CPC é um marco. Precisa ser reconhecida sua importância histórica. Um feito da atual legislatura”, destacou o deputado federal Fábio Trad (PMDB), presidente da comissão que estudou o tema.

Proposto em 2010, o projeto (PLS 166/2010) passou pelo Senado, mas, por ter sofrido mudanças na Câmara, voltou à análise da Casa. A intenção do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), é votá-lo na semana que vem, nos dias 15 e 17 de julho, antes do recesso parlamentar.

O novo CPC cria mecanismos para simplificar os processos e acelerar as decisões da Justiça, inclusive eliminando parte dos recursos hoje permitidos. “A última geração que fez um novo CPC foi a geração da década de 60 do século XX. A próxima será, provavelmente, a geração de 2070, quando poucos de nós estaremos aqui”, comentou Fábio Trad.

Avanços e polêmicas – Para conferir mais rapidez ao processo, o projeto do novo CPC definiu, por exemplo, que a audiência de conciliação seja o primeiro ato após o início do processo, uma medida que mostra a intenção do legislador de privilegiar o acordo e o término do processo antes que ele se alongue e gere mais custos para as partes.

Também são considerados avanços importantes a padronização de prazos para recurso, em geral de 15 dias; aperfeiçoamento do processo eletrônico; valorização da figura do mediador; fim da reconvenção, uma forma de defesa-ataque do réu, que transforma o autor em réu em nova ação no mesmo processo; fim dos embargos infringentes, que dão direito a novo julgamento caso a decisão no tribunal não seja unânime e causaram polêmica no processo do mensalão; ônus da prova flexível. Hoje, quem acusa é que deve provar, mas pela nova regra a prova poderá ser feita por quem melhor tiver condições de produzi-la.

Há, contudo, medidas que geraram polêmica, como a alteração da prisão civil para o devedor de alimentos. Pelo código antigo, o devedor de alimentos tinha três dias para pagar a dívida. Se não pagasse ou não justificasse, poderia ter sua prisão decretada pelo regime fechado. Pelas regras novas, o prazo para o executado pagar passa a 10 dias e a prisão será flexibilizada para o regime semiaberto, podendo até mesmo ser prisão domiciliar.

Também há muita discussão sobre a possibilidade de o juiz transformar ação individual em ação coletiva. Para vários especialistas, essa medida confere muito poder ao magistrado e pode atrasar as soluções do processo. No Senado, entre os pontos que motivam questionamentos, estão as regras para os juízes determinarem a penhora “online” de contas e investimentos de devedores.

Nos siga no Google Notícias