ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Falta estrutura de campanha para mulher participar da política, diz Simone

Josemil Arruda | 08/03/2014 14:48
Simone Tebet diz que "altruísmo" da mulher deve estar na política (Foto: arquivo)
Simone Tebet diz que "altruísmo" da mulher deve estar na política (Foto: arquivo)

A vice-governadora Simone Tebet (PMDB) considera que a participação da mulher na política só não é maior em razão de os partidos não lhes dar estrutura necessária para a campanha eleitoral. A cota de 30% para candidatas nas eleições vem sendo cumprida apenas na formalidade legal, na avaliação que Simone fez neste sábado (8), Dia Internacional da Mulher.

“Falta real oportunidade para a mulher na política. As cotas existem de direito, mas não de fato. Dirigentes de partidos buscam preencher essa cota de 30%, mas na hora de dar infraestrutura não o fazem”, criticou Simone, mulher que atualmente ocupa o cargo de maior destaque no cenário político sul-mato-grossense. “Não se dá à mulher reais oportunidades de se chegar ao poder no Estado e também no País como um todo”, acrescentou.

Segundo Simone, o País já está na sétima ou oitiva eleição, desde em 1997, quando a cota de 30% foi criada pela “Lei do Baton” (Lei nº 9.504) sem que tenha se conquistado o resultado esperado. “A mulher que começou estimulada com a lei da cota percebeu que quando chega na hora da eleição não tem infraestrutura necessária para chegar ao poder e com isso temos uma média de apenas 10% de mulheres na vida pública”, observou.

Para ela, as mulheres que têm conseguido se sobressair na política são as beneficiadas por circunstância favoráveis, como o nome e apoio de um homem. Cita como exemplo sua própria entrada na vida pública, impulsionada pelo fato de ter o sobrenome “Tebet”, de seu pai, o ex-senador Ramez Tebet. “Eu dependi muito no inicio do nome do meu pai”, confessou.

Indagada se o fato de o Brasil ter uma presidente mulher, Dilma Roussef, não teria estimulado a participação feminina na política, a vice-governadora lembrou que o antecessor foi o grande responsável pela eleição dela. “A Dilma teve empurrão do presidente Lula.. Se não tem esse empurrão é muito difícil chegar ao poder”, avaliou.

Questionada se a aprovação do financiamento público da campanha eleitoral, um dos temas da reforma política que não deslancham no Congresso Nacional, incrementaria as candidaturas femininas nas eleições, Simone respondeu afirmativamente. “Esse é um dos meios para se diminuir essa diferença da participação de homens e mulheres na política. Mas temos de fazer a nossa parte. O eleitorado está começando a ter consciência da competência da mulher, que é mais honesta, mais bem intencionada”, disse. “Hoje mulher vota em mulher. Antes não era assim”, emendou.

Além da mudança na legislação sobre financiamento da campanha, Simone considera que a ampliação da participação da mulher na política também tem a ver com a questão educacional. “Através da educação e cada vez mais estimulando a mulher a trabalhar na vida pública da forma como ela faz em casa, como administra a sua vida e a vida da família. Ela abre mão de seus próprios interesses pessoais pela família, com seu coração de mãe. O altruísmo da mulher tem de estar na política”, disse.

Em que pese a cota de 30% ainda não ter sido ainda atingida de fato, a vice-governadora salienta o aumento da participação feminina nos cargos públicos de comando. “Houve aumento de mulheres nos cargos de comando dos poderes, como secretarias, ministras e chefes”, destacou. “Infelizmente ainda falta alcançar mais cargos eletivos”, encerrou.

Nos siga no Google Notícias