ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Ferrosul vai baratear escoamento da produção, diz André

Redação | 18/11/2009 09:50

Ao lado de governadores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, o governador André Puccinelli (PMDB) ressaltou nesta manhã que a implantação da Ferrosul é de extrema importância para baratear o transporte e escoamento da produção agrícola dos quatro estados.

O assunto é um dos principais temas de discussão hoje, durante reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), que ocorre em Campo Grande desde às 9h.

"Mais da metade do volume de grãos de todo o Brasil vem da produção desses quatro estados, então a Ferroeste é muito importante para produzirmos a logística necessária para fazer valer nossas comodities com transporte mais barato", explicou o governador, durante entrevista no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

A nova empresa pública teria gestão compartilhada e seria criada para planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos nos quatro Estados, integrando-os entre si e com outras regiões do Brasil e de países fronteiriços.

De acordo com o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, a idéia foi iniciada pelo governador André Puccinelli em reunião do Codesul, em 2007, em Gramado.

Durante o encontro dos governadores no Codesul será avaliada a criação de um grupo de trabalho para elaborar os estudos preliminares de viabilização da criação da Ferrosul.

Neste momento, Puccinelli, Yeda Crusius (RS), Luiz Henrique (SC) e Roberto Requião (PR) estão reunidos, a portas fechadas, para discutir estas e outras questões de interesse dos quatro estados.

Yeda disse que veio a Campo Grande pedir o apoio de seus colegas para a Ferrosul, já que deu seu auxílio para a criação da Ferroeste.

"Ao desenvolvermos esta região, traremos progresso para todo o Brasil", observou.

Outros assuntos, discutidos pelos quatro governadores na reunião desta manhã, estão relacionados com a alteração do conceito de receita líquida real, a exclusão da taxa de juros da linha de crédito concedida pelo BNDES, a transferência dos auxílios financeiros da Lei Kandir, a alteração da base de cálculo do PASEP e a transferência do imposto de exportação cobrado sobre produtos primários e semi-elaborados.

Após a reunião reservada e a reunião plenária, os quatro governadores almoçarão na sala de comissões "Heliophar de Almeida Serra".

Nos siga no Google Notícias