ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Fetems cobra eleição direta a diretor de escola, após declaração de secretário

Em entrevista a rádio, secretário de Educação José Chadid declarou que processo de eleição é "ineficaz"

Gabriel Neris | 07/02/2013 16:57
Prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, assina documento na sede da Fetems (Foto: Divulgação)
Prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, assina documento na sede da Fetems (Foto: Divulgação)

Uma declaração do secretário de Educação do Município, José Chadid, sobre a adoção no Município de eleições diretas para escolha dos diretores de escola, defendida pelo prefeito Alcides Bernal (PP) durante a campanha. Chadid declarou que considera o processo "ineficaz" e a Fetems divulgou nota cobrando que a promessa de campanha seja cumprida.

Campo Grande tem 85 escolas, cujos diretores são indicados. A ideia é que o processo de escolha seja feito nos moldes já adotados nas escolas estaduais.

“A gestão democrática do ensino é uma das principais reivindicações de entidades educacionais em defesa da democratização da educação pública, pois se não for dessa maneira e sim por indicação, que é o mecanismo de livre nomeação por autoridade do Estado, passa haver um grau de interferência política no ambiente escolar, permitindo que o clientelismo político tenha na escola um campo fértil para seu crescimento", afirma a nota da Fetemtes.

"Para o político profissional, ter o diretor escolar como aliado político é ter a possibilidade de deter indiretamente o controle de uma instituição pública que atende diretamente parte significativa da população”, prossegue o texto.

A Fetems lembrou, ainda, que o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), esteve na sede da entidade e assinou carta-compromisso que previa “implantar a gestão democrática nas redes de ensino, por meio de lei local, inclusive prevendo a eleição direta para as direções escolares”.

“Já fazem mais de 20 anos que a Gestão Democrática foi implantada nas escolas estaduais e com certeza contribuiu com a melhora do desempenho e da qualidade desses estabelecimentos”, ressalta a Fetems.

O presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais em Educação), Geraldo Alves, comentou as declarações do secretário. Ele afirmou que as eleições diretas são uma bandeira do sindicato.

“Tem que haver diálogo, respeitar os professores que estão na função hoje. Tem que haver princípio de construção, ter critério, ouvir e conversar”, disse Alves. O presidente da ACP disse que na última terça-feira foi entregue ao secretário de Educação uma pauta contendo 22 itens. Entre os assuntos discutidos estão as eleições diretas nas escolas e a chamada de professores aprovados em concurso público.

O secretário José Chadid foi procurado por telefone, mas não atendeu às ligações.

Nos siga no Google Notícias