ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Política

Figueiró diz que enquanto estiver no senado FPE será prioridade

Paula Vitorino | 14/02/2013 12:59
Senador participou de reunião com o governador nessa manhã. Os deputados estaduais Rinaldo Modesto e Márcio Monteiro participaram do encontro. (Foto: Paula Vitorino)
Senador participou de reunião com o governador nessa manhã. Os deputados estaduais Rinaldo Modesto e Márcio Monteiro participaram do encontro. (Foto: Paula Vitorino)

Após visita ao governador de Mato Grosso do Sul, o senador Ruben Figueiró (PSDB) afirmou que sua prioridade no Congresso Nacional será a questão do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

O Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu mais cinco meses de prazo para o Senado votar as novas regras para distribuição do FPE.Em 2010, o prazo estabelecido tinha sido até o final de 2012.

Figueiró disse acreditar que em três meses a questão seja resolvida e que enquanto estiver no Senado irá se empenhar para garantir que o repasse seja mantido da forma como era, ou seja, com maior recurso para os estados do Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Durante a visita, o senador recebeu o apoio do governador André Puccinelli para a “briga”. “Eu coloquei a disposição o meu trabalho em Brasília e ele nos colocou a par das reivindicações do Estado sobre o FPE, inclusive, colocando a disposição toda a assessoria que seja preciso para tratar dessa questão no Senado”, disse.

Indígenas – Ainda como prioridade para o curto mandato, Figueiró disse que vai se empenhar para a pacificação entre indígenas e produtores rurais. O senador assumiu o mandato no início desse ano após Antônio Russo pedir licença de seis meses.

“Se conseguirmos isso (a pacificação) vamos conseguir um grande avanço”, disse referindo-se a emendas parlamentares que destinam verba federal para indenização de fazendeiros que tem terras consideradas indígenas.

“A maior responsabilidade desse impasse é da União, que permitiu o uso dessas terras”, disse.

Figueiró afirmou que “existem forças ocultas que trabalham para que haja dificuldade nesse processo”.

Sobre as manifestações contrárias a eleição do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Figueiró disse que o processo foi democrático e que é preciso agora união entre os senadores para “desmanchar essa imagem de que as coisas não são transparentes no Senado”.

Nos siga no Google Notícias