ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Fim da oncologia da Santa Casa vai abrir novas vagas, diz prefeito

Aliny Mary Dias e Kleber Clajus | 22/08/2014 09:53
Prefeito falou sobre situação durante agenda pública na manhã de hoje (Foto: Marcos Ermínio)
Prefeito falou sobre situação durante agenda pública na manhã de hoje (Foto: Marcos Ermínio)

Anunciada ontem (21) após reunião entre a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a Santa Casa e o Hospital de Câncer Alfredo Abrão, o fechamento do setor da oncologia da instituição mantida pela Associação Beneficente, que tem prazo de 6 meses a um ano para acontecer, vai abrir vagas para outras especialidades. Essa é a promessa do prefeito Gilmar Olarte (PP).

Durante agenda pública na manhã desta sexta-feira (22), Olarte diz que ainda não houve conversa formal com Wilson Teslenco, presidente da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), mas que “a mudança é positiva no aspecto de abrir vagas para outras especialidades”.

Olarte disse ainda que o hospital será “desafogado” com o fechamento do setor e que os pacientes serão encaminhads para o Hospital de Câncer. Sobre o aumento de repasse para o HC, Olarte afirma estudar a situação.

“Até o fim do ano, assim que as finanças tiverem equilibradas, o repasse do Hospital de Câncer será ampliado”, completa o prefeito.

Fim da oncologia - O setor ainda não foi fechado, porém todos os pacientes novos serão atendidos pelo Hospital do Câncer e os 600 em tratamento serão transferidos de forma gradativa. Deste total, 200 realizam quimioterapia. A Santa Casa tem um prazo de seis meses até um ano para a transferência e fechamento do setor.

Carmen Insfran Bernard, 48 anos, Norotilde Araújo Greco, 72 anos, e Maria Glória Guimarães, 61 anos, morreram nos dias 10, 11 e 12 de julho, respectivamente, devido à complicações durante o tratamento de câncer colorretal. Elas receberam doses do Fluorouracil (5-FU) em junho, apresentaram reações adversas e morreram em julho.

Nos siga no Google Notícias