ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Fim do anonimato inibe denúncias eleitorais na Capital

Redação | 04/09/2008 16:32

Com o fim do disque-denúncia, que assegurava anonimato ao denunciante, apenas dez denúncias chegaram aos cartórios eleitorais de Campo Grande. Conforme levantamento realizado pelo Campo Grande News, a exigência de que a pessoa de desloque até ao cartório e assine a denúncia distanciou as irregularidades do conhecimento da justiça eleitoral.

Nas eleições de 2004, também para eleger prefeitos e vereadores, o serviço do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) recebeu 1.536 denuncias, sendo 85% referentes a irregularidades na Capital. Na eleição de 2006, foram contabilizadas 963 denúncias.

Agora, o cenário é de poucas denuncias. A 44ª Zona Eleitoral recebeu apenas dois casos, que não se concretizaram. As denúncias eram sobre distribuição de brindes e churrasco. Na 35ª Zona, foram recebidas cinco denúncias. De acordo com Cassius Portieri, chefe de cartório, as denúncias foram encaminhadas para o cartório responsável pela propaganda.

Na 8ª Zona Eleitoral, apenas um caso foi relatado. De acordo com João Ferando Neves Presa, chefe de cartório, se o fato já aconteceu, o denunciante deve ter provas.

Nos siga no Google Notícias