ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Foro privilegiado para Siufi vai transferir Coffee Break de volta ao TJ/MS

Aline dos Santos | 19/01/2017 08:07
Siufi vai assumir vaga de deputado estadual e terá foro privilegiado. (Foto: Kleber Clajus/Arquivo)
Siufi vai assumir vaga de deputado estadual e terá foro privilegiado. (Foto: Kleber Clajus/Arquivo)

Com mais de 40 mil páginas, a Operação Coffee Break, que denunciou 24 pessoas pela compra de votos para cassação do ex-prefeito Alcides Bernal (PP), deve voltar a tramitar no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

“Essa denúncia foi oferecida perante o Tribunal de Justiça. Depois, em razão da perda de foro de um dos denunciados foi para a primeira instância. Agora, como um dos envolvidos, provavelmente, irá assumir como deputado estadual, esse procedimento retornará ao Tribunal de Justiça”, afirma o procurador-geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, durante entrevista ao jornal Bom Dia MS, da TV Morena.

A reviravolta, que vai retardar ainda mais o processo, é porque o vereador Paulo Siufi (PMDB), um dos denunciados, assumirá com deputado estadual na Assembleia Legislativa. A vaga foi aberta por Marquinhos Trad (PSD), eleito prefeito de Campo Grande. A primeira suplente era Délia Razuk (PR), que assumiu o Poder Executivo em Dourados. Deputado estadual tem direito a foro.

A denúncia da Coffee Break foi feita em junho de 2016 ao Tribunal de Justiça. Um dos denunciados era o então prefeito afastado de Campo Grande, Gilmar Olarte, que tinha foro privilegiado. Olarte renunciou e, em outubro, o processo foi distribuído para a 6ª Vara Criminal. Desde então, entrou em sigilo e a última movimentação foi no mês de novembro.

“Realmente, está com a tramitação um pouco mais prolongada do que seria natural em razão dessas diversas mudanças e deslocamento do processo. De tribunal para o juiz e, agora, do juiz para o tribunal”, diz o procurador.

Passados sete meses, a Justiça nem decidiu se aceita ou não a denúncia. “Esperamos que seja recebida a denúncia e aí sim a ação penal, com oitiva de testemunhas e produção de provas para a defesa, o que pode prolongar por mais um ano a apuração desses fatos”, afirma Passos.

Núcleos – Na esfera de associação criminosa, os denunciados são: Gilmar Olarte, João Amorim (empresário), João Baird (empresário), Mario Cesar (ex-vereador), Fábio Machinsky (empresário), Airton Saraiva (ex-vereador), Flávio César (ex-vereador), André Puccinelli ( ex-governador), Nelson Trad Filho (ex-prefeito), Luiz Pedro Guimarães (empresário), Raimundo Nonato de Carvalho (empresário), André Scaff (procurador afastado da Câmara) e Carlos Naegele (empresário).

Na corrupção ativa, foram denunciados: Gilmar Olarte, João Amorim, João Baird, Mario Cesar, Fábio Machinsky, Airton Saraiva e Flávio César. Na corrupção passiva, a denúncia era contra 11 vereadores: Edil Albuquerque, Carlos Augusto Borges (Carlão), Edson Shimabukuro, Gilmar da Cruz, Eduardo Romero, Jamal Salém, João Rocha, Alceu Bueno (falecido), Otávio Trad, Paulo Siufi e Waldecy Batista Nunes, o Chocolate. Edil, Shimabukuro, Jamal e Chocolate não foram reeleitos.

Nos siga no Google Notícias